Foto: Isidro Bento

No passado dia 19 de maio voltou à estrada a mítica prova de atletismo 17 Km Porto de Mós – Serra de Aire, uma prova com características de montanha organizada pela Associação Porto de Mós a Correr em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós.

O percurso foi o habitual, com partida junto ao edifício dos Paços de Concelho e chegada às Grutas de Santo António. Este ano, a grande novidade foi a inclusão de uma corrida de ciclismo na mesma distância, e para os que não quiseram fazer o duro percurso a correr ou de bicicleta, mas que queriam associar-se a esta verdadeira festa do desporto concelhio, a organização levou a cabo uma caminhada numa distância de oito quilómetros inserida no programa de caminhadas Tok’andar e que teve a particularidade de partilhar o último quilómetro da prova de atletas e ciclistas.

A prova de atletismo foi ganha por Pedro Rodrigues, do Clube Desportivo em Movimento, que completou o percurso em 1h9m48s. No escalão feminino, a vencedora foi Denise Pereira, da Runcrosstrail, com 1.29.42. Por sua vez, o melhor atleta do concelho foi Fábio Lamas, da equipa Mira de Aire, que fez 1.23.38. Por equipas venceu a A.C.S. Mamede. O G.R. Corredoura e o Trilho do Castelejo foram as equipas do concelho mais bem classificadas ocupando, respetivamente, os 4.º e 5.º lugares. Chegaram à meta 71 atletas. A prova contou para o Campeonato Distrital de Rampa, da Associação de Atletismo de Leiria.

Já a prova de ciclismo foi ganha por André Filipe, da equipa C.P.R. A-do-Barbas, com 35m30s. Os melhores ciclistas do concelho foram João Carreira, da Roodinhas Santos Silva (37.09), Humberto Santo, da C.P.R. A-do-Barbas (38.48) e Rogério Trovão da Fuas Bike Team (39.13).

A prova foi concluída por 32 ciclistas.