Foto: Jéssica Silva

Iluminados pela beleza do castelo de Porto de Mós, os 12 finalistas apurados ao longo dos meses subiram ao palco no passado dia 1 de junho, na Praça da República, para a terceira edição do concurso Crianças ao Palco, numa noite em que, contrariamente ao que sucedeu no ano passado, tanto os participantes como o público foram brindados com temperaturas bastante apelativas e agradáveis, que faziam lembrar uma autêntica noite de verão. O espetáculo que assinalou o Dia Mundial da Criança começou pelas 21 horas e foi o culminar de uma série de castings e etapas em que apenas 12 concorrentes, de várias escolas do concelho, chegaram à final do concurso.

Vestida a rigor, com uma indumentária que quase fazia lembrar uma deusa do mar foi assim que Beatriz Monteiro subiu ao palco para cantar um clássico que remonta a 1996: Canção do Mar, interpretada por Dulce Pontes. Uma prestação que lhe valeu, o título de vencedora desta edição arrecadando o primeiro lugar com um prémio de 200 euros.
A aluna da EB1 de Calvaria tem apenas 10 anos e sonha em ser veterinária. O vestido que levou, não deixou ninguém indiferente e no final houve quem tivesse curiosidade em saber como o tinha conseguido, a vencedora confessou que a confeção ficou a cargo da sua mãe e avó.

Foi sem controlar as lágrimas, que Lia Grave recebeu o anúncio de que tinha ficado em segundo lugar. Com apenas oito anos, a pequena Lia subiu ao palco para cantar Dia De Folga, um sucesso de 2015 da fadista Ana Moura. A menina da EB1 de São Jorge arrecadou um prémio monetário de 100 euros.

Rafael Nogueira, tem 9 anos veio da EB1 do Arrimal e presenteou todos com uma interpretação da música Tempo, de Marco Rodrigues que lhe valeu o terceiro lugar neste projeto educativo. Rafael recebeu um prémio de 75 euros.
Seja a envergar cartazes, pompons ou balões luminosos, durante todo o espetáculo as claques foram incansáveis no apoio às crianças em concurso. E mais uma vez, todo esse esforço foi compensado com a categoria que premeia a melhor claque, uma distinção que este ano foi atribuída à claque de Porto de Mós, que levou para casa um prémio de 100 euros.

O painel de jurados, desta terceira edição de Crianças ao Palco foi liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala; e composto pela cantora de jazz Cláudia Franco; por José Carlos Farinha e ainda pelo professor de música no Conservatório de Música e Artes do Centro, Alexandre Rodrigues.
O espetáculo contou com a apresentação de Miguel Leitão e com animação da Escola de Dança DiartDance e do Ginásio O2. Também a vencedora da edição do ano passado marcou presença, Ivanna Vinnikov trouxe a música com a qual ganhou o concurso, Dia D, dos HMB.

O evento terminou já perto da meia noite com todos os participantes em palco, para ouvirem uma última vez a Canção do Mar.