O tutorial da foto está disponível no site da empresa e é gratis.

A Rosários 4 lançou uma campanha solidária a favor da XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Permaturo, no âmbito da comemoração dos 40 anos da empresa. A campanha denominada Fofos 2019 – 12 meses, 12 motivos conta com a colaboração da designer Filipa Carneiro e alia a vertente solidária ao gosto pelo tricô.

Assim, foi disponibilizado um tutorial gratuito de um fofo, uma peça de roupa para bebé, que está acessível no site da empresa e na comunidade online de tricô e croché Ravelry; e, de acordo com a nota de imprensa enviada à nossa redação, todos os meses ao longo deste ano é «lançado um gráfico com um novo desenho que pode ser tricotado na frente do fofo». Estes exemplos são vendidos em forma de postal, nas retrosarias aderentes, e têm o valor de 1 euro, que reverte para a associação escolhida. O donativo servirá para que a XXS adquira «equipamentos de estímulo do vínculo afetivo entre os bebés e os pais, para unidades de cuidados intensivos neonatais», refere o mesmo comunicado.

A empresa promove ainda encontros para juntar pessoas em torno do tricô, um dos quais agendado para o dia 9 de junho – quando se comemora o Dia Mundial de Tricotar em Público. A iniciativa terá lugar no festival Knit with Friends, que vai decorrer no Porto e que tem o patrocínio da empresa. As restantes ações serão atempadamente divulgadas nas redes sociais da Rosários 4.

Iniciativa solidária era ambição

A diretora geral da Rosários 4, Isolda Rosário, em declarações ao nosso jornal, explica que «esta iniciativa resulta de uma vontade antiga […]: a de desenvolver um projeto com caráter solidário»; que surgiu agora por se juntarem «dois pretextos para celebrar», o 40.º aniversário da empresa e «a união de uma comunidade que se encontra com o objetivo de apoiar uma associação de cariz solidário, a XXS». Isolda Rosário acrescenta ainda que os fofos «são peças pequenas, rápidas de fazer» e, também por isso, esta «é uma iniciativa que leva as pessoas a envolverem-se e a ajudar através de uma atividade que é, para muitos, um hobby: o tricô».

A Rosários 4 é uma empresa especializada na produção e tingimento de fios têxteis para tricô, croché e bordados.