No passado dia 14 de março, decorreu a segunda edição do Concurso Concelhio de Leitura, de onde saiu vencedora Constança Santo, da EB1 de Porto de Mós. Num Cineteatro que foi pequeno para todas as crianças que vieram assistir às provas dos seus colegas, 20 alunos de todas as escolas do concelho foram avaliados na leitura, interpretação de texto e argumentação.

A obra escolhida para dar o mote ao concurso foi O Homem de Água de Ivo Rosati e Gabriel Pacheco, que, na primeira fase do concurso, foi lido pelos 20 concorrentes, para depois responderem a um pequeno questionário de escolha múltipla sobre o livro, além dessas questões houve ainda espaço a uma composição, que serviu de desempate, uma vez que nove alunos acertaram em todas as perguntas e apenas seis poderiam passar à próxima fase. De seguida, foram chamados ao palco os seis finalistas: Tiago Santos e Constança Santo, ambos da EB1 de Porto de Mós; Pedro Carvalho das Pedreiras; Diana Simões do Instituto Educativo do Juncal; Filipa Morais da Calvaria de Cima; e Letícia Ferreira da Escola de Mira de Aire 1. Aleatoriamente, foi entregue a cada finalista, um pequeno excerto do livro em causa, que foi depois lido pelos alunos, sempre sob o olhar atento do júri, composto pela professora bibliotecária, Isabel Jorge; pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Graça Barão; pela coordenadora da Biblioteca Municipal, Margarida Vieira; por Sofia Quaresma, bióloga, ambientalista e escritora; e pela vereadora da Educação, Telma Cruz. Finda essa prova, que não teve seleção imediata, os alunos foram ainda convidados a argumentar sobre alguns temas lançados pelo livro.

O júri deliberou e declarou vencedora, então, Constança Santo. Em segundo lugar ficou Diana Simões e em terceiro Tiago Santos. Os restantes finalistas ficaram em quarto lugar.

O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, abriu a sessão, afirmando que «ler faz bem» e que «leitor um dia, leitor para o resto da vida». O autarca lembrou ainda que a leitura «é um dos principais fatores para desenvolver a inteligência». A vereadora Telma Cruz encerrou a sessão, agradecendo a todos os presentes e parabenizando os concorrentes.