Foto: Catarina Correia Martins

Na manhã do passado dia 11, o Cineteatro de Porto de Mós recebeu a entrega de prémios da 28.ª edição do Concurso de Presépios e do XI Concurso de Postais de Natal. A palco subiram os três primeiros lugares das quatro categorias do Concurso de Presépios, nomeadamente Adulto, 3.º Ciclo e Secundário, 1.º e 2.º Ciclos e Pré-Escolar. Também os autores dos três melhores postais foram agraciados neste dia.

A vereadora da Educação, Telma Cruz, agradeceu a participação de todos em ambos os concursos, assim como ao júri a sua disponibilidade para participar na “tarefa difícil de avaliar”. Telma Cruz explicou que, “este ano, o Município decidiu homenagear a pessoa que promoveu a primeira edição do concurso de presépios”, Francisco Furriel. “Nasceu no Alqueidão [da Serra] e dedicou praticamente toda a sua vida à arte, foi ele quem fundou o Museu Municipal de Porto de Mós” e em 1989, “promoveu a primeira edição deste concurso” que a autarquia, de acordo com a vereadora, pretende “que perdure por muitos mais anos”. Para dar corpo a esta homenagem, os prémios da categoria Adulto, uma placa em acrílico com referência à edição do concurso, traziam uma gravura da cara do homenageado.

Quanto ao concurso dos postais, Telma Cruz lembrou que esta é a 11.ª edição e que este é um concurso que “vai crescendo” e que a Câmara Municipal quer que assim continue. A vereadora lançou ainda o repto aos presentes “para participarem [no próximo ano] e para divulgar o concurso que é tão importante quer para dinamizar as atividades de Natal, quer para promover a criatividade de todos os participantes, no que diz respeito à história e à arte”. A terminar, realçou que todos “estão de parabéns”.

Os números

Este ano, o Concurso de Presépios contou com 53 trabalhos a concurso, apresentados por 35 participantes, distribuídos pelas quatro categorias.

Na XI edição do Concurso de Postais de Natal, foram avaliados 13 trabalhos, tendo sido escolhidos os três melhores. No entanto, o edifício dos Paços do Concelho acolheu uma Mega Exposição de Postais de Natal que continha 136 exemplares que foram a concurso desde 2010 a 2017.