Foto: Armindo Vieira

O Rotary Club de Porto de Mós através da sua Universidade Sénior, levou a efeito durante a tarde do passado dia 11, o 3.º Encontro de Grupos de Cavaquinhos de Universidades Seniores. A iniciativa, que contemplava somente grupos de universidades seniores rotárias, teve lugar no Cineteatro de Porto de Mós.

As boas vindas foram dadas pela presidente do Rotary portomosense, Filomena Torcato, tendo a responsável pelo protocolo do clube de Porto de Mós, Olga Silvestre, feito um historial do evento e da Universidade Sénior de Porto de Mós, criada no âmbito do Rotary Club, com a finalidade de dar melhores condições de vida aos seniores.
Olga Silvestre contou que, à criação de uma tuna, por iniciativa do psicólogo António Alves, seguiu-se o grupo de cavaquinhos, para o qual se contratou o maestro Bruno Santos, que «tem sido incansável no ensino da música e da utilização dos instrumentos» tendo os alunos também aulas de teatro, entre outros. Neste âmbito, a responsável aproveitou para prestar uma pequena homenagem a José Vazão, «um elemento do grupo, amante da música e muito ativo que, há pouco nos deixou», como referiu na altura.

Seguiu-se a atuação dos grupos convidados, começando com o Grupo Cavaquinhos e Violas da Universidade Sénior do Rotary Club de Matosinhos, que a todos agradou, sendo por isso, muito aplaudido. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club de Mirandela, que encheu o palco e com as suas músicas também alegrou os presentes.

Em terceiro lugar atuou o Grupo de Cavaquinhos da Ericeira, que faz parte da Universidade Sénior do Rotary Club de Mafra que é constituído, apenas, por cinco elementos, interpretou vários temas da música popular.
Finalizou o encontro o Grupo de Cavaquinhos “da casa” interpretando diversas músicas do cancioneiro popular, mantendo o mesmo ambiente de alegria. Houve ainda tempo para se ouvir uma canção interpretada pela Tuna, dirigida por António Alves.

Completadas as atuações, o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, proferiu breves palavras de congratulação pela tarde que ali foi passada.
A organização obsequiou, no final, os grupos participantes com um lanche realizado no salão da igreja de São João.