Foram 32 os presépios de rua que participaram no concurso de presépios, promovido pela Paróquia de Porto de Mós, distribuídos por três Centros de Culto: Porto de Mós com 20 presépios, Tojal com sete e Fonte do Oleiro e Fonte dos Marcos com cinco.

Segundo o regulamento, estiveram à votação os presépios cujas fotografias foram publicadas no Facebook da Paróquia e “a fazia-se pela contagem dos “gostos” feitos pelos “amigos” e só por estes na página da paróquia”.

Recorde-se que o objetivo do concurso era “promover a feitura de presépios no exterior das casas de modo a que possam ser vistos e apreciados da via pública”, refere o respetivo regulamento.

Foram premiados com uma Bíblia, um CD de música de mensagem e um Livro do Clube de Leitura do mês de janeiro, os três presépios de cada Centro de Culto que, “às 24 horas do dia de Reis (6 de janeiro) tinham mais “gostos”.

Para o pároco de Porto de Mós, padre José Alves, tratou-se de uma “iniciativa interessante, que veio dar uma maior vivência cristã do que é o Natal”, uma vez que “houve uma grande mobilização em volta dos presépios”.

O sacerdote diz, ainda, que pessoas de outras terras lhe deram os parabéns pela iniciativa uma vez que estimula a velha tradição de fazer o presépio, com tudo aquilo que este representa.

Assim, no Centro de Culto de Porto de Mós, o presépio n.º 8, com 144 pontos, pertencente a Deolinda Januário, obteve o 1.º lugar; o presépio n.º 12, com 107 pontos, de Paula Maria e Rogério Amado, obteve o 2.º lugar; e o presépio n.º 6, com 104 pontos, de Paulo Santos, conseguiu o 3.º lugar.
No Centro de Culto do Tojal, o 1.º lugar foi atribuído ao presépio n.º 24, com 120 pontos, pertencente a Tomás; o 2.º lugar coube ao presépio n.º 16, com 70 pontos, de Ângela Cabeleireiros; e o 3.º lugar foi para o presépio n.º 17, com 53 pontos, da Família Santos.

No Centro de Culto da Fonte do Oleiro, o 1.º lugar foi para o presépio n.º 20, de Alzira Ribeiro, com 90 pontos; o 2.º lugar foi atribuído ao presépio n.º 4, de Isaura Vala, com 71 Pontos; e o 3.º lugar foi para o presépio n.º 25, pertencente a Carolina Vala, com 54 Pontos.

A.V. | texto
PARÓQUIA DE PORTO DE MÓS | fotos