As Grutas de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, estão entre as 20 mais bonitas do mundo. Na lista, há mais duas representantes portuguesas: a gruta de Benagil em Lagoa no Algarve e a de Algar do Carvão na Ilha Terceira, nos Açores. Segundo o estudo, estas grutas distinguem-se pela «sua beleza e singularidade». Foram três mil os utilizadores europeus, com mais de 18 anos, que participaram no estudo desenvolvido pelo motor de busca de voos e hotéis Jetcost.pt e que resultou nesta lista.

A escolha foi feita de acordo com alguns critérios, indicou a Jetcost.pt em comunicado. Os participantes no estudo escolheram «as regiões preferidas com base» na «beleza, a raridade, as instalações, a iluminação, a acessibilidade e alguns aspetos que os tenham surpreendido».

Para Carlos Alberto Jorge, presidente do Conselho de Administração das Grutas de Mira de Aire é «gratificante sentir o reconhecimento por parte de quem visita» este espaço natural. O responsável lembra que é um motivo de orgulho também para «Mira de Aire, para o concelho, distrito e até para Portugal».

Carlos Alberto não tem dúvidas de que este tipo de estudos têm impacto no número de visitantes. «Quando nós perguntamos o que os fez chegar até nós, há muitos turistas que falam dos resultados destes estudos», frisa. Esta é também uma forma, acredita o presidente, de os turistas chegarem às grutas mais «elucidados» sobre o que vão encontrar.

(Notícia completa na próxima edição de O Portomosense que sai a 21/11/2019)