Foto: Armindo Vieira

A Junta de Freguesia das Pedreiras prestou homenagem aos atletas da freguesia, Constança Silva e Diogo Silva, que, ao longo do corrente ano, se destacaram nas modalidades de 4000 metros Marcha e Triatlo, respetivamente. A cerimónia realizou-se durante a sessão da Assembleia de Freguesia que teve lugar no passado dia 13.

Na ocasião o presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Rogério Vieira, referiu-se aos atletas homenageados como «um exemplo para todos os que participam em provas desportivas», razão por que «merecem o reconhecimento por parte da autarquia».

Constança Silva, de 15 anos, atleta do Grupo Desportivo das Pedreiras, alcançou o primeiro lugar na prova de 4000 metros Marcha em Iniciados, durante o Olímpico Jovem Nacional, disputado nos dias 8 e 9 de junho, em Lagoa, no Algarve. A jovem atleta que integrava a Seleção de Leiria, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, conseguiu a marca de 21 37,91, fazendo novo record pessoal, tornando-se assim Campeã Nacional da modalidade.

Diogo Silva, de 31 anos, depois de ter ocupado o pódio em várias provas que, ao longo da vida tem disputado, com particular destaque para o título de vice-campeão na Rampa de Elite Nacional, a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Maratonas absoluto e a vitória por cinco vezes no Up-hill – 12 km Penhas Douradas – Manteigas. Participou ainda no Campeonato Europeu XTERRA, na Golegã, onde foi primeiro do seu escalão, apurando-se para o Mundial e foi também campeão nacional de Triatlo Cross. Conseguiu o quinto lugar do seu escalão, no Campeonato do Mundo de Triatlo Cross, realizado em Pontevedra, Espanha e participou no Campeonato do Mundo no Hawai.