As Festas de São Pedro de 2019 abriram com o desfile das Marchas Populares, na avenida de Santo António, que se encheu de luz, cor, brilho e alegria, com muita gente a assistir, porque a noite estava agradável. Com apresentação de Zeca Vigário, as sete marchas mostraram os seus magníficos fatos e, com as músicas e belas coreografias, homenagearam as suas localidades de origem, trazendo à avenida temas diversos, mas que ilustravam bem algumas das atividades ou locais que lhes diziam respeito.

Abriu o desfile, como habitualmente, a marcha infantil da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, que tinha como tema Histórias de Encantar. Seguiu-se-lhe a marcha da Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge que, com o tema O Fado, encantou os presentes. Das Pedreiras e defendendo o tema A Faiança e a Azulejaria das Pedreiras, veio a marcha da Associação Cultural local, que a todos deliciou. Línguas do Mundo foi o tema trazido pela marcha da Associação de Educação, Cultura e Solidariedade do Instituto Educativo do Juncal que, com os seus arcos coloridos deu alegria à avenida. A Comissão de Pais do JI/EB1 da Mendiga trouxe uma marcha que veio recordar A Velha Igreja, há bastante tempo demolida, com uma grande maquete da fachada. Da vila de Porto de Mós, O Castelo – Associação Cultural de Porto de Mós trouxe ao desfile uma marcha que defendeu como tema, uma das atividades desenvolvidas nos terrenos envolventes à vila, A Apanha da Fruta. Em último lugar desfilou a marcha que veio do Bairro de São Miguel, trazida pela mão da Associação dos Amigos de São Miguel que, com o tema O Catadouro, foi bastante aplaudida.

 

No final do desfile teve lugar, na avenida de Santo António, o espetáculo de fogo Art’Encena que a todos agradou, num final de espetáculo de luz, cor e brilho.

Enquanto decorria o desfile de marchas na avenida, no recinto das festas decorria a Cozinha de Demonstração Azeite Morgado, com a participação do Chef de Cozinha do Big Fish Poke Bar – Grupo Multifood, de Lisboa, a que se seguiu o espetáculo com a Banda Dr. Cavalheiro e animação com Juncalhatoda DJs.