O Portomosense tem uma nova ferramenta

by 22 Mai 2019Editorial Catarina Martins0 comments

O Portomosense, o nosso e seu jornal, tem agora uma nova ferramenta, um site que lançamos a par desta edição. Há muito que sentíamos falta de uma página eletrónica que nos permitisse chegar mais rápido ao leitor.

Ser um órgão de comunicação impresso com periodicidade quinzenal permite-nos trabalhar com tempo e com novas perspetivas a informação que, num diário, por exemplo, tem de ser (quase) necessariamente “chapa 5”. Podemos, com o tempo que temos, amadurecer as ideias, procurar elaborar trabalhos com uma profundidade diferente, mostrar vários ângulos da mesma história, porque temos, efetivamente, tempo para o fazer. No entanto, por outro lado, falta-nos o imediato. Falta-nos alertar, na hora, os nossos leitores que um veículo pesado se virou na Avenida dos Bombeiros, em Porto de Mós, e que por isso o trânsito está cortado; falta-nos poder informar, imediatamente, que foram detidas pessoas em Mira de Aire por posse de droga… Já estamos em cima do acontecimento, mas nem sempre podemos mostrá-lo e até aqui não éramos capazes de permitir que o nosso leitor, esteja em que parte do mundo estiver, possa também ele estar a par do que se vai passando na sua terra. É tudo isto que esperamos que nos traga esta nova ferramenta. Queremos que nos ajude a chegar mais rápido até si e que nos permita também chegar a novas gentes.

Não é, para ninguém, novidade que os jornais em papel já não estão muito na moda e, por isso, são cada vez menos as pessoas que lhes dão o valor que nós lhes damos e que se sentam a lê-los. Então, se o nosso objetivo enquanto jornalistas é fazer chegar informação séria e de qualidade, ao maior número de pessoas possível, há que arranjar estratégias que nos permitam chegar a mais gente e a pessoas diferentes, sem deixarmos, é claro, de nos importar com aqueles que nos acompanham à muitos anos no jornal em papel, como assinantes ou compradores esporádicos, e que nos ajudam a «contar as histórias da nossa terra».

Contamos, assim, que o nosso novo site nos permita também ser, de forma mais veemente, um agregador de todos os amantes de Porto de Mós, de todos aqueles que se apaixonaram e apaixonam diariamente pelos cantos e recantos das várias aldeias perdidas na serra ou pelos pormenores dos lugares mais urbanos, queremos chegar a todos e dar-lhes a conhecer tudo aquilo que o nosso concelho tem de melhor.

A partir de hoje, é também mais fácil para o leitor chegar até nós – já sabemos que a internet nos permite estar em qualquer lugar, à distância de um click. Vamos estar no endereço www.oportomosense.com, onde vai ser possível obter todas as informações sobre, por exemplo, como se tornar assinante. Mais tarde, serão disponibilizadas novas funcionalidades no site cuja urgência só o feedback e utilização dos nossos visitantes vão ditar.