Foto: Jéssica Moás de Sá

A Câmara Municipal de Porto de Mós faz agora parte do Programa Município Amigo do Desporto, revelação feita pelo vereador com o pelouro do Desporto, Eduardo Amaral, na última reunião de Câmara. Este é um projeto de âmbito nacional, que pretende, segundo o publicado na página da República Portuguesa, partilhar «boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo». Assim, ao longo do ano vão ser realizadas várias ações de partilha, monitorização e reconhecimento de boas práticas nos vários municípios aderentes.

Para o também vice-presidente, esta é «uma oportunidade» para o Município «avaliar os serviços e oferta desportiva» que tem e poder abrir uma «discussão mais alargada» sobre o que se faz no concelho nesta área do desporto, nomeadamente por parte das associações. O projeto assenta em «três pilares»: «A partilha de boas práticas entre os vários municípios aderentes, a parte formativa e o reconhecimento feito aos municípios» pelo trabalho desenvolvido.

Quanto à parte formativa, Eduardo Amaral explica que esta se destina a «técnicos, dirigentes, diretores técnicos e todas as estruturas que estão ligadas ao desporto», lembrando que «atualmente todas as estruturas ligadas ao desporto precisam de ter formação» para ganhar créditos para as suas cédulas desportivas. Este programa vai «decorrer ao longo de vários anos» e por entrar nesta rede, o Município fará parte também de «uma revista nacional» onde além de poder «partilhar as suas boas práticas» pode «conhecer e receber o que se faz nos outros concelhos». O vereador frisa ainda acreditar que esta é «mais uma das formas», entre outras que o Município está a planear, para «colocar o desporto na agenda municipal, falar um pouco mais sobre desporto e associativismo».

Entre as atividades planeadas pelo programa, estão visitas aos municípios amigos do desporto do próximo ano, o estudo sobre o Reconhecimento de Mérito Desportivo, nomeadamente nos Campos de Férias Municipais. Entre as instituições parceiras estão a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, a Direção Geral da Saúde, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo, a Associação Nacional de Gerontólogos e a União Portuguesa dos Diretores e Técnicos de Exercício Físico.