Diogo Paulo, aluno do 10.º ano, da Escola Secundária de Porto de Mós alcançou o 3.º lugar a nível nacional, nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, uma prova que se realizou no passado dia 3 de maio, em cada escola. Nesta edição participaram mais de 20 mil alunos.

«Eu decidi participar porque gosto de desafios e vi isto como mais uma oportunidade. Além disso, a professora convidou-me e eu aceitei de bom grado», justifica Diogo. O portomosense, de 16 anos, só ficou a saber da sua posição durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, que teve lugar no passado dia 25, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. O evento distinguiu os 10 melhores de cada um dos anos em concurso: 9.º, 10.º, 11.º e 12.º.

Apesar da surpresa, Diogo não esconde a alegria pelo feito conquistado: «Fiquei muito feliz, foi bom saber que o meu esforço e trabalho foram compensados e é sempre bom trazer estas boas notícias para o agrupamento e para o concelho», diz. Com este lugar, além do diploma e troféu, o aluno teve direito a bens alimentares e vouchers com oferta de descontos em diferentes áreas, de caráter, sobretudo, educativo.

Apesar do destaque na área da Biologia, Diogo ainda desconhece o que quer seguir no futuro: «Ainda não sei, estou indeciso sobre o que vou fazer». No entanto, quando questionado se a Biologia pode vir a ser uma opção para a sua vida profissional, Diogo deixa a questão em aberto: «Quem sabe…».