Foto: Jéssica Moás de Sá

No mesmo dia, 7 de julho, em que Porto de Mós recebeu, integrada nas Festas de São Pedro, uma Corrida de Touros, foi apresentado, pela manhã, o livro Romeu, o touro que não gosta de touradas, uma história infantil da autoria de Tânia Bailão Lopes. A apresentação decorreu no Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros e o auditório esteve composto, embora os adultos fossem em maior número do que as crianças.

A escritora começou por destacar que considerou «uma ótima ideia para a sensibilização» a apresentação do livro coincidir com o dia em que a vila recebeu uma tourada. Tânia Bailão Lopes explicou que esta é uma «história de respeito pelos animais» e num registo adequado ao público infantil, contou todo o enredo em que no final, Romeu, a personagem principal desta história conseguiu que as touradas acabassem.

A terminar a apresentação, a também ilustradora do livro, ensinou as crianças a desenhar o Romeu e mostrou várias ilustrações, em vários materiais, que fez ao longo da sua carreira, tentando deixar «o bichinho» desta profissão em alguns dos presentes.