Foto: Jéssica Silva

Pelo segundo ano, o programa “Somos Portugal” da TVI vem a Porto de Mós, acompanhar as Festas de São Pedro. A estação televisiva estará na Vila Forte, a transmitir em direto, dia 30 de junho.

O vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, fez um balanço «extremamente positivo» da primeira vez que o programa esteve nas Festas, no ano passado. «Eles tentaram logo fixar uma nova data connosco porque, também a nível de audiências, garantiram um número desproporcional em relação aos outros programas», explicou, acrescentando que o concelho recebeu o retorno do facto de aparecer na televisão: «Houve um aumento de pessoas e da procura de alguns produtos que foram promovidos durante o programa».

À semelhança do ano passado, durante o programa entrará na vila um rebanho de grandes dimensões com a intenção de «posicionar o concelho na perspetiva dos animais criados em liberdade», que têm um valor superior «em relação a todos os outros que são criados de outra forma», referiu o vereador.

A vinda do “Somos Portugal” obrigou a algumas alterações na programação das Festas, nomeadamente no que toca à sua parte religiosa. «A “televisão”, depois de ter visto a procissão no ano passado, disse-nos que faria todo o sentido e que gostariam de a mostrar» no seu programa, até porque a típica audiência deste tipo de programas «tem estes valores [religiosos] e gosta daquele tipo de imagens», adiantou Eduardo Amaral. Assim, a missa campal e procissão de São Pedro terão lugar no primeiro domingo das Festas e a celebração terá lugar na Praça João Matias, por trás da Igreja, uma vez que o “Somos Portugal” será emitido a partir do Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, onde habitualmente se realiza esta Eucaristia.