Torneio junta equipas de veteranos de várias zonas do país (foto: organização)

Realizou-se no passado dia 27 de abril, no campo sintético de Porto de Mós o 1.º Torneio de Veteranos das Mós, um evento com organização conjunta dos Veteranos Ribeirense e a associação O Castelo e com o apoio da Câmara Municipal, numa tarde em que o sol e o calor se fizeram sentir intensamente, mas que ainda assim não demoveu os muitos adeptos e amantes da modalidade presentes. O evento foi realizado em forma de quadrangular, sendo a primeira meia final disputada pelos Veteranos Ribeirense e Veteranos U. Coimbra saindo vencedora a equipa da cidade dos estudantes, pelo resultado de 2-1, um jogo muito bem disputado onde o equilíbrio foi nota dominante, de resto foi assim em todos os jogos realizados durante o torneio.

O segundo encontro opôs os Veteranos MTBA e Veteranos SL Benfica sendo mais forte a equipa do concelho de Sintra, com o resultado de 2-0 a seu favor e apurou-se desta forma para a final.

O terceiro encontro da tarde colocava em disputa o último lugar do pódio e colocou frente a frente os dois derrotados das meias finas, Veteranos Ribeirense e Veteranos SL Benfica, o primeiro empate no torneio com 2-2 no apito final, depois de mais um jogo muito equilibrado, que obrigou as equipas a lutarem pelo terceiro lugar sob forma de pênaltis, aí a equipa da casa foi mais eficaz e bateu o adversário por 5-4.

No último e mais esperado encontro, a final, que colocou frente a frente os Veteranos U. Coimbra e Veteranos MTBA, jogo de elevado recorte técnico e a mostrar que a idade por vezes é o que menos importância tem, outro empate a duas bolas, levou para os penáltis a decisão do vencedor do torneio, aí também por 5-4 os Veteranos MTBA levaram de vencidos os atletas de Coimbra e conquistaram o 1.º lugar.

Após a realização de todos os jogos, as equipas voltaram a encontrar-se, desta vez à mesa de jantar, num convívio bastante agradável onde prevaleceu um forte espírito de amizade, muito comum na chamada “terceira parte” destes encontros, que contou ainda com vários convidados, patrocinadores, responsáveis pela organização, e o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.

No decorrer desse convívio procedeu-se ainda à entrega de algumas lembranças, homenagens e respetivos prémios de classificação, onde os agradecimentos e a qualidade do torneio, quer do ponto de vista competitivo, quer do ponto de vista organizacional foi nota de destaque no discurso de todos os capitães das equipas convidadas para o torneio, manifestado todos eles disponibilidade e vontade de um dia regressar.

Também o autarca portomosense, Jorge Vala enalteceu a iniciativa e a organização do evento, manifestando em nome do Município a intenção de continuar a apoiar eventos que possam desta forma, como foi o caso, promover e dignificar o concelho.

No final e em tom de balanço as palavras de um dos responsáveis da organização, Nuno Louro, foram essencialmente de agradecimento, a todos os que de uma forma ou outra tornaram este evento possível, fez também saber que no que depender do grupo de Veteranos do Ribeirense este evento será no futuro um torneio de referência na região e que este mesmo grupo já se encontra a trabalhar para o torneio do próximo ano, sempre com o objetivo de melhorar e receber da melhor forma possível quem nos visita.

Referiu ainda que no próximo dia 8 de junho, irá realizar-se um outro evento no campo sintético de Porto de Mós, cuja responsabilidade da organização é dos Veteranos Ribeirense e a da associação O Castelo que será o 1.º Penalty Mós.

A organização | texto e foto