Já foi anunciado o percurso deste ano da Volta a Portugal em bicicleta, que arranca a 31 de julho, na cidade de Viseu, com o prólogo. A 1 de agosto realiza-se a primeira etapa que começa em Moncorvo e termina na cidade de Leiria, que já foi final de etapa por 18 vezes. A segunda etapa que liga a cidade da Marinha Grande à vila de Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, terá passagem pelos concelhos de Porto de Mós, Batalha, Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche em direção a Torres Vedras.

A partida será na Marinha Grande, em direção a Martingança, Pataias, Maceirinha, Batalha, Brancas, Ribeira de Baixo, Porto de Mós, Corredoura, Tourões, Casais de Baixo, Cruz da Légua, Aljubarrota, Alcobaça, Alfeizerão, Caldas da Rainha, Usseira e Bombarral. O circuito pelo distrito acaba neste último concelho que faz fronteira com Torres Vedras. Esta segunda etapa está agendada para o dia 2 de Agosto e tem um percurso de 198,5 quilómetros.

Esta 81.ª edição será disputada entre 31 de julho e 11 de agosto, terminando na Avenida dos Aliados, no Porto, que há 30 anos não recebia o final da prova.

O ano passado foi o espanhol Raul Alarcón o vencedor.