De 29 de junho a 8 de agosto, as piscinas municipais exteriores de Porto de Mós acolheram 12 019 pessoas, um número que expressa «a procura cada vez maior» deste espaço, que nas palavras do vereador do Desporto, Eduardo Amaral, assume «grande importância para o concelho, onde existe dificuldade em fixar água no verão», salienta.
Para além de atraírem a população do concelho, as piscinas acabam por trazer gente de todo o distrito, «contribuindo para a socialização e a promoção do bem-estar, pela interação entre os seus utilizadores, num espaço de referência e com uma paisagem envolvente extremamente agradável, que no ano passado recebeu 20 580 pessoas durante a época de verão», avançou o vereador.
Depois de almoço, «entre as 13h30 e as 16 horas, e logo pelas 10 horas da manhã», são as alturas do dia mais requisitadas, sendo o período da manhã frequentado sobretudo por jovens, crianças e avós com netos, seguindo-se o período da tarde com grupos de jovens entre os 14 e 18 anos, e famílias. Já «os grupos de férias desportivas ou ATL utilizam este espaço no período da manhã, sem custos, para que os utilizadores pagantes possam ter acesso no período da tarde, sem uma carga exagerada de utilizadores e de espaços», explicou Eduardo Amaral, apontando a qualidade e a segurança destas piscinas, sujeitas a «análises biológicas cuidadas diárias à qualidade da água» e a vigilância constante».
Com uma lotação máxima de «450 utilizadores», as piscinas exteriores municipais oferecem um espaço de lazer, com relvado e espreguiçadeiras e ainda uma zona de restauração «complementar, mas fundamental», admite. «O restaurante e bar no piso superior destina-se à comunidade em geral, mas também aos utilizadores», completa.
Os preços das entradas «tiveram um aumento de 6,65% com base no regulamento de taxas do Município, o que resulta num aumento de cêntimos», no entanto, crianças até aos 5 anos, pessoas com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência têm entrada gratuita. Os restantes terão de pagar entrada, que varia consoante a hora e o número de pessoas.
De recordar que as piscinas municipais de Porto de Mós abriram no passado dia 29 de junho e encerram a 11 de setembro.