17 Kilómetros Porto de Mós – Serra de Aire regressa ao concelho no dia 21 de maio. As inscrições para esta que é já a 30.ª edição da prova estão abertas e podem ser feitas no site da Recorde Pessoal até ao dia 14 de maio. Este ano «os atletas que conseguirem bater o recorde de Margarida Pinto e Aires Sousa, referentes ao ano de 1986», serão premiados com um «bónus extra, no valor de 150 euros», revelou Bárbara Fernandes, vice-presidente da associação Porto de Mós a Correr, uma das entidades responsáveis pela organização do evento, em declarações a O Portomosense.
A começar junto à Câmara Municipal de Porto Mós, pelas 10 horas, e a terminar «na maior subida e na mais inclinada, para as Grutas de Santo António», em Alvados, o percurso tem «uma extensão de 17 153 metros», sendo todo ele «praticamente sempre a subir», explicou Bárbara Fernandes. De acordo com a responsável, esta, que a nível nacional, «foi das primeiras provas do chamado atletismo de montanha», distingue-se essencialmente pela envolvência do percurso, com paisagens privilegiadas: «Uma pessoa vai em sofrimento, mas pelo menos consegue olhar para o lado e ver a natureza e, por isso, é uma prova diferente, e importante para o concelho, porque promove a região e a sua natureza».
Para além da vertente competitiva, os tais 17 quilómetros, o evento contará ainda com uma caminhada no âmbito do programa Tok’Andar, com aproximadamente oito quilómetros, realizada maioritariamente em trilhos. No final, para além do «bónus extra», haverá prémios para os três primeiros classificados da Geral Masculina e Feminina, que vão dos 50 aos 100 euros.
No passado, «esta prova teve imensos atletas, que vinham de norte a sul precisamente para fazerem uma das provas mais míticas», sublinhou Bárbara Fernandes, acrescentando que, este ano, o ideal seria «atingir as cerca de 200 inscrições». Apesar de nos últimos anos isso não ter acontecido, porque «há provas todos os fins de semana», o desejo, salienta, é ultrapassar, pelo menos os 100 atletas a participar.