O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) acolheu durante a manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, as comemorações do 639.º aniversário da Batalha de Aljubarrota, tendo a cerimónia sido presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
O evento arrancou com pompa e circunstância logo pelas 10 horas da manhã, altura em que foi celebrada uma missa campal, seguida de uma parada militar que acolheu com honra a chegada do governante, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala.
Pelas 11h15 foi tempo da evocação histórica da própria Batalha de Aljubarrota, à qual se seguiu um rol de intervenções de vários dos membros presentes na tribuna de honra.
A cerimónia foi encerrada pela hora do almoço com uma recriação histórica da Batalha Real, cuja organização esteve sob a alçada da Companhia Livre.
Mas o programa celebrativo não acaba aqui. Pelas 14h45 a comitiva segue para o concelho da Batalha, onde visita o Túmulo de D. João I, no Mosteiro da Batalha.
Pelas 15h30 está agendada a Cerimónia Comemorativa do Dia do Município da Batalha e um quarto de hora depois serão atribuídas várias distinções a personalidades batalhenses.
Às 16 horas intervirá o executivo local, bem como o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
Fotogaleria disponível no Facebook d’O Portomosense.