Pasteis de Mós

Os pastéis de Mós, na categoria de Doces de Pastelaria, são agora os únicos representantes do concelho no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, depois da organização ter anunciado os 140 finalistas no passado dia 7 de maio. Esta lista de 140 doces, sete por distrito e regiões autónomas, foi escolhida pelo Painel de Especialistas que é contituído por 140 personalidades, também sete de cada distrito e regiões autónomas. Agora, segue-se a apresentação destes 140 doces em galas a emitir na estação pública, a RTP e votados pelo público entre julho e agosto. De cada programa vai sair um pré-finalista que se apura para as semifinais.

A completar a lista do distrito de Leiria estão os Bolos de Peniche, as Brisas do Liz, as Cavacas das Caldas, a Cornucópia de Alcobaça, os Esses de Peniche e o Pão-de-ló de Alfeizerão.

Este ano há uma novidade, a existência de um Grande Júri, composto por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos, completando assim um leque de 28 pré-finalistas. Estes 28 pré-finalistas vão ser divididos por duas semifinais, a 24 e 31 de agosto. Em cada semifinal vão ser apurados sete doces, eleitos pelo público através do televoto. A Gala Finalíssima vai realizar-se no dia 7 de setembro, dos 14 finalistas vão ser eleitos os 7 Maravilhas Doces de Portugal.