Teve lugar no passado fim de semana a 7.ª edição do Trail Carreiros do Pastor Arrimalano, uma prova organizada pelo CCRD Arrimal/Morcegos – com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós e da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga -, que, de ano para ano, tem vindo a atrair cada vez mais amantes do running e dos trilhos aos percursos traçados no “nosso” Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
O evento deste ano foi constituído por duas provas cronometradas, por uma caminhada e por uma corrida dedicada aos atletas de palmo e meio. E foi precisamente por esta última prova que tudo começou, logo no passado dia 4 de novembro. Com um grau de dificuldade baixo e naturalmente ajustado à faixa etária dos seus participantes (percursos desde 100 metros a três quilómetros), a Kids Run arrancou pelas 15 horas de sábado, reunindo crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos. Os 41 inscritos puderam experienciar de forma lúdica, muitos pela primeira vez, esta modalidade, e nem a chuva que se abateu sobre a região os deteve. Ao nosso jornal, Fábio Durão, um dos principais dinamizadores do evento, foi perentório ao adjetivar esta nova experiência como «um verdadeiro sucesso» e ao garantir que aos mais pequenos apenas uma coisa foi pedida: «Que se sujassem, e quanto mais sujos ficassem, melhor». Neste desafio, onde ganhar era secundário, a organização privilegiou a vertente de iniciação, mas também atribuiu alguns prémios.
Já nas provas “a doer” houve de tudo um pouco, desde atletas experimentados a entusiastas com maior ou menor rotação nas pernas. No Trail Curto, que partiu cerca das 9 horas de domingo, foram 120 os atletas que cruzaram a meta após completarem uma distância de 20 quilómetros com um desnível acumulado positivo de aproximadamente 700 metros. O juncalense João Tomás, em representação da A.C.S. Mamede, foi o mais veloz e venceu tanto o seu escalão (Séniores Masculinos) como a Geral, com um tempo de 1:34:43.508 [dados registados na plataforma Recorde Pessoal]. Depois de Tomás, passaram a linha final Samuel Reis (sem equipa) e ainda Luís Silva, da GRF Benedita – Atletismo. Do lado feminino Cátia Ferreira (sem equipa) foi a mais rápida (2:14:07.544) e partilhou o pódio com Patrícia Rodrigues (ARCD Mendiga) e Glória Serrazina (CRP- Ribafria). Ainda nesta prova, mas em resultado coletivo, arrebatou o primeiro lugar de Equipas o conjunto Fátima Trail Team, o segundo o GRF Benedita – Atletismo e o terceiro o conjunto do Trilho do Castelejo.
Quanto ao Mini Trail, cujo tiro de partida se deu meia hora mais tarde, o corredor Nuno Santos, do GRF Benedita – Atletismo, foi o primeiro a calcorrear os 11 quilómetros que lhe foram destinados em apenas 0:55:20.537. Rafael Marques e Júlio Rodrigues, ambos com as cores da NFC Running Team, fizeram segundo e terceiro lugares na Geral. Já Sónia Alexandre (NFC Running Team) percorreu a mesma distância em 1:06:03.845, seguida das colegas Sueli Moreira (A. C. S. Mamede) e Carolina Leirião (G.R. Corredoura). 168 atletas terminaram esta prova mais curta com um desnível acumulado positivo próximo dos 370 metros.
E como na vida nem tudo é competição, houve também tempo e espaço, durante a manhã, para uma caminhada paralela de 10 quilómetros na qual os seus 150 participantes puderam observar os trilhos arrimalanos com, efetivamente, muito mais calma que os colegas que seguiam em contrarrelógio e com tempos a bater noutras duas corridas.
No final das provas de domingo foram entregues os prémios aos lugares cimeiros e, depois das fotos da praxe no cimo do pódio, teve início o tão aguardado e tradicional almoço de convívio, que juntou todos aqueles que neste evento participaram.
Organização destaca recorde de inscritos e promete nova edição
Em jeito de rescaldo, Fábio Durão fez questão de salientar a «brutal adesão» por parte do público a mais uma edição do Trail Carreiros do Pastor Arrimalano, mencionando que em 2023 se bateu «o recorde de número de inscritos relativamente ao ano passado». Visivelmente satisfeito com o culminar de um fim de semana de muito trabalho, Durão fez saber que apesar das condições climatéricas adversas a equipa organizadora mostrou uma vez mais estar preparada para dar resposta neste tipo de eventos e garantiu que «se os trilhos já eram bons, com lama e cheios de água ainda ficaram melhores».
Graças ao feedback positivo que o responsável foi recebendo ao longo da jornada, uma garantia foi deixada a O Portomosense: o Trail Carreiros do Pastor Arrimalano regressará em 2024 com uma oitava edição «repleta de novidades».
Fotos | Luís Vieira Cruz