
Maria Santos tem 78 anos e é natural da Curraleira, São Bento, e desde que se recorda da sua existência que se lembra também de comer maranho no Natal. «Na casa dos meus pais e dos meus avós sempre foi essa a tradição e na minha continuou. Se em muitas casas é o bacalhau, aqui é o maranho e o cabrito», explica a O Portomosense. No tempo da sua mocidade era habitual em São Bento guardar os buchos, «quando se matavam os animais», para fazer os maranhos. «Havia essa tradição sim, mas não em todas as casas, em algumas sabe-se fazer, noutras não, ainda assim, a maioria das pessoas come bacalhau na consoada», reforça. Foi, então, com a sua mãe e com a sua avó que aprendeu a fazer os maranhos (ou como lhe chamam na sua casa, “os buchetes”) e agora são os seus filhos e netos que a ajudam nesta missão.
Artigo disponível na edição em papel d'O Portomosense e para assinantes digitais.
Se já é assinante digital tem acesso a este artigo na integra. Basta fazer login com os seus dados.
Assinaturas
Torne-se assinante do jornal da sua terra por apenas:
Portugal 20€, Europa 35€ e Resto do Mundo 40€
Primeira Página
Capa da edição mais recente d'O Portomosense. Clique na imagem para ampliar ou aqui para efetuar assinatura



