Nesta quinzena, sugerimos-lhe a leitura do livro Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e falares do Ribatejo, que será apresentado na próxima terça-feira, pelas 18 horas, no Castelo de Porto de Mós.
Luís Duarte Melo assume-se como coautor da obra, cuja autoria é a atribuída ao seu bisavô, Francisco Serra Frazão, nascido em 1881, na Serra de Santo António. É precisamente partindo do contexto de origem de Francisco Serra Frazão, a partir da transcrição de vários artigos de imprensa, alguns da sua autoria, e de «manuscritos inéditos redigidos em Santarém entre 1936 e 1940», que é possível fazer uma «visita ao quotidiano da alma ribatejana», através da qual se ficam a conhecer «as condições materiais, crença, mito e sabedoria ancestral» existentes, à época, nas comunidades da Serra, Lezíria e Bairro, refere o coautor.
Como jornalista, Francisco Serra Frazão fez parte d’O Portomozense, além de outros jornais do concelho, foi ainda professor, publicista, administrador colonial, solicitador, autarca, empresário e investigador.