A coordenação do ACES Pinhal Litoral está a fazer um esforço para sensibilizar e informar a população para terminar esta «última etapa da vacinação», conforme explica em comunicado enviado à nossa redação. «Nesta fase apela-se a todos os utentes elegíveis que ainda não foram vacinados a dirigirem-se a qualquer centro de vacinação contribuindo, desta forma, para sua proteção e da restante população», refere Dina Pascoal, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública ACES Pinhal Litoral. A nota explica ainda que com a iniciativa Casa Aberta «os utentes com idade igual ou superior a 12 anos podem ser vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, devendo para esse efeito dirigirem-se ao Centro de Vacinação do local onde está inscrito no Centro de Saúde, normalmente correspondendo ao da sua área/zona de residência».
Em Porto de Mós, o Centro de Vacinação está aberto na modalidade de Casa Aberta às terças, quartas e sextas das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e no sábado das 9 às 13 horas. A modalidade de Casa Aberta existe também no Centro de Vacinação da Batalha às terças, sextas e sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas. Na Marinha Grande quem se quiser vacinar sem marcação poderá fazê-lo de segunda a domingo das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, o mesmo horário tem o Centro de Vacinação de Leiria. Em Pombal, a Casa Aberta funciona também de segunda a domingo das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30.
A enfermeira alerta ainda que quem tem a segunda dose da vacina «em atraso deve dirigir-se a um centro de vacinação para completar o seu processo de vacinação» nesta mesma modalidade. «Estamos na reta final deste processo, estando previsto o encerramento dos centros de vacinação para o final de setembro», conclui.