Disputou-se este fim de semana, na freguesia do Alqueidão da Serra, a derradeira etapa do Troféu BTT Porto de Mós 2024. Organizada pelo núcleo de ciclismo do Centro Cultural e Recreativo local, a prova, que contemplou as modalidades de duas e três horas de resistência, atraiu 114 atletas aos trilhos abertos nas pedreiras alqueidoenses.
“Dadas as características da nossa região, seria muito difícil preparar uma volta com baixo grau de dificuldade. Ainda assim, tentámos promover algum equilíbrio com a escolha de zonas de subida maioritariamente em estradões, zonas de descida rápidas e ao mesmo tempo ‘divertidas’ e vários troços do percurso mais abertos, de forma a facilitar a cedência de passagem aos atletas que estão a lutar pelos primeiros lugares”, justificou a O Portomosense Mickael Matos, porta-voz da equipa de trabalho do CCR Alqueidão da Serra.
A prova começou a ser delineada já em janeiro e ao longo das últimas semanas foram vários os membros da coletividade, aos quais se juntaram também alguns voluntários, a abrir, melhorar e marcar os acessos desta volta de 4.200 metros de extensão e 140 metros de desnível acumulado.
“Pelo meio criou-se um salto, mas também uma escapatória de passagem rápida para não prejudicarmos os atletas que possam ter menos técnica ou que simplesmente preferem não arriscar cair. Criámos também uns relevé – nas curvas – e acho que isso deu outro ânimo à prova, que apesar de dura permitiu que todos, de todos os escalões, se divertissem”, adicionou Mickael Matos.
Ao final da manhã, já eram conhecidos os grandes vencedores da 2.ª Resistência BTT CCR Alqueidão da Serra. Na Geral Masculina 3H dominou Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), ao concluir 16 voltas em 03h11m52s. Juntaram-se no pódio Alexandre Gonçalves (BTT SEIA) e Fábio Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Em termos de Geral Masculina 2H, foi Luís Dias (TARTARUGAS MAIORGA / COREP TEA) o ciclista mais veloz. Deu 10 voltas ao percurso em 02h12m19s. Seguiram-se Tomás Frazão (Alcobertas Cycling Team / MFCa) e Diogo Venda (CCRD Arrimal/Morcegos).
A Geral Feminina 2H (não houve atletas inscritas nas 3H) foi ganha por Maria Inês Rufino (Clube Desportivo em Movimento), que com sete voltas em 02h00m59s ficou à frente de Ana Santos (RÓÓDINHAS/Master Vantagem) e de Sónia Montez (CCRD Arrimal/Morcegos).
Todos os resultados dos restantes escalões podem ser consultados na página dedicada pela Sportchip, empresa especializada na cronometragem de eventos desportivos.
A galeria fotográfica d’O Portomosense pode ser vista aqui.