A Assembleia e a Junta de Freguesia do Juncal aproveitaram a realização da primeira sessão descentralizada da Assembleia Municipal, pós-pandemia, na sede de freguesia, para prestar pública homenagem à União Recreativa e Desportiva Juncalense.
Depois de uma época de ouro para a coletividade local, os dois órgãos entenderam, por unanimidade, reconhecer o mérito desportivo do Juncalense com a aprovação de um voto de louvor. A singela cerimónia, integrada na sessão da AM e à qual esta e a Câmara também se associaram, teve lugar no dia 16 e junho.
A entrega do louvor e de uma lembrança foi feita pelo presidente da AF, Pedro Ferreira, e pela secretária da Junta, Dora Agostinho, sob o olhar atento do presidente da Junta, Artur Louceiro, a quem coube traçar uma breve resenha do que é hoje o clube, realidade que justificou o reconhecimento por parte dos órgãos autárquicos.
Assim, recordou o autarca, «esta associação foi fundada a 12 de julho de 1970, portanto está a menos de um mês de completar 53 anos. É uma associação com uma importância enorme para o Juncal e para a freguesia dividindo a sua ação na área desportiva em quatro vertentes: Futsal (132 atletas), Natação (48), BTT (28) e Atletismo (15)». Portanto, «estamos a falar de mais de 220 atletas que semana após semana levam o símbolo do Juncalense da nossa freguesia por esse país fora e, recentemente, até fora de Portugal» disse o autarca lembrando também que «o clube nos últimos quatro anos conseguiu o reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora três estrelas, algo que não se conquista de forma leviana, requerendo antes muito trabalho e muita dedicação, e deverá ver renovada a atribuição da bandeira da ética».
No plano desportivo, o responsável autárquico destacou um nível de conquistas de que confessou não se lembrar em toda a sua vida e que passou pela «conquista da Taça do Distrito e da Supertaça em futsal seniores masculinos, o segundo lugar e a consequente subida de divisão dos juniores e dos juvenis. Em natação, os recordes pessoais que, semana a semana, são batidos e, para espanto de todos, a conquista do primeiro lugar na sua estreia em provas fora do país, neste caso, em Espanha».
Para Artur Louceiro são apenas dois ou três exemplos de que o clube está a trabalhar bem e que quando assim é merecedor de ver o seu trabalho reconhecido e louvado. E como nada se consegue sem empenho realçou, além dos diretores da coletividade local o papel de «muita gente anónima» que dá o seu tempo em prol do Juncalense, pessoas que «muitas vezes não fazem parte dos órgãos sociais mas devido ao espírito que há no clube aparecem e ajudam». Por tudo isto, deu os parabéns a todos os que, «com camisola ou sem camisola representam o Juncalense».
Marco Amaro, o presidente da URD Juncalense agradeceu o «terem-se lembrado do clube nesta hora» e disse ser «uma responsabilidade imensa» para si «estar a representar o conjunto de mais de 200 atletas bem como os restantes diretores», bem como ser o 18º presidente do Juncalense. Aliás, segundo ele, a distinção agora recebida só aconteceu porque antes de si «houve 17 pessoas e restantes equipas» que prepararam o terreno para que ele e restante grupo de trabalho tenham «o sucesso» que têm hoje.
«Estes prémios que recebemos hoje e os que fomos conquistando ao longo da época deixam nas vitrines do clube o reconhecimento físico daquilo que foi o trabalho que não se vê ao longo de 53 anos. Eu, apenas, tive tive a sorte de ser o atual presidente e de os poder receber, mais nada» afirmou com convicção.
O dirigente associativo enalteceu o esforço dos muitos que trabalharam e continuam a trabalhar em prol do clube e, em jeito de apelo lembrou que o Juncalense será «um barco muito mais fácil de manter a navegar se em vez de 10 ou 20 pessoas forem 40 ou 50» e que, de facto, muitas vezes, «a principal dificuldade é mesmo encontrar quem ajude nas tarefas». Revelou, ainda, que em breve, deve arrancar uma nova modalidade no clube, o que fará com que facilmente chegue aos 300 atletas.
Concluída a entrega, a presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, felicitou o presidente do clube «pelo trabalho desenvolvido» e expressou «o desejo das maiores felicidades e êxitos para os seus atletas». Por sua vez, o presidente da Câmara, Jorge Vala, disse que «a URD Juncalense é um clube que tem demonstrado bem aquilo que é a filosofia do apoio ao associativismo por parte do Município, ou seja, dando prioridade à formação, e a esse nível é, neste momento, o clube mais representativo do concelho». Para isso, no seu entender, contribui o voluntarismo, o grande esforço e a abnegação das pessoas ligadas ao clube sem esquecer também o apoio do Município com a cedência das piscinas e do pavilhão municipal», disse.
Isidro Bento | Foto