Realizou-se, no dia 27 de novembro, o 34.º Grande Prémio de Atletismo da Mendiga, a prova mais antiga do concelho de Porto de Mós e uma das de maior longevidade no distrito de Leiria. Antes dos mais velhos se fazerem à estrada, houve a Corrida Jovem Mendiga. Divididos pelos escalões Benjamins, Infantis e Iniciados, cerca de 40 crianças e jovens de ambos os sexos tiveram também a oportunidade de mostrar o seu valor. A prova sénior contou com 222 atletas.
O vencedor destacado do Grande Prémio foi Bruno Batista, do Clube de Natação de Rio Maior, que percorreu os 15 quilómetros em 48 minutos e 17 segundos. O segundo classificado foi Miguel Arsénio, da SportHG-amlsport (50.07) e Ricardo Figueiredo, do CAS, terceiro (50.28). A quarta posição coube a um homem “da casa”, Fábio Durão, do CCRD Arrimal/Morcegos (51.18). O pódio (quarto lugar incluído) começou a desenhar-se logo nos primeiros quilómetros e pouco ou nada se alterou no decorrer da prova.
Nos escalões femininos, a melhor classificada foi Alexandra Oliveira, do Club Sport Marítimo, com 59 minutos e 4 segundos. Na segunda posição, Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética Clube (1.02.19) e na terceira, Ana Paula Rodrigues, da Cpalcanenatrail (1.03.35).
Das 20 equipas participantes, a vencedora foi a do Centro de Atletismo de Tondela. Na segunda posição ficou o GRF Benedita – Atletismo, e na terceira, a AC Vermoil. A melhor do concelho foi a do CCRD Arrimal/Morcegos (em sexto lugar).
Entre os atletas do concelho, o melhor classificado foi Fábio Durão (4.º). O segundo, Licínio Sousa (41.º), que correu como individual e o terceiro, Paulo Ferreira, da Desafios Positivos D+ (49.º). A nível da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, Fábio Durão voltou a levantar a taça. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Diogo Vendeiro e Nuno Martins. Os três são atletas do CCRD Arrimal.
Em declarações a O Portomosense, Inês Pires, secretária da direção da ARCD Mendiga, a entidade promotora, fez «um balanço geral bastante positivo» da iniciativa que, como é habitual, foi complementada com «uma mostra de doces, oferta da população local, e uma outra de artesanato com artífices da região». A responsável realça que todas estas atividades num só dia só são possíveis porque há, por trás e nas mais diversas tarefas, dezenas de voluntários.
Este ano, e numa altura em que a inflação não para de subir, temia-se que o número de participantes nas provas diminuísse. Afinal aumentou, o que deixa a dirigente bastante satisfeita. Houve, apenas, uma redução no número de pessoas que participaram na caminhada anual mas nada de preocupante, assegura.
A próxima edição deverá ter lugar a 26 de novembro de 2023. Alguns meses antes, a associação irá promover uma prova de trail a contar para o circuito municipal e da ADAL. Desde há dois anos, a ARCD Mendiga conta com uma equipa de atletismo própria que integra quase duas dezenas de atletas de diferentes idades e escalões.
Foto | Isidro Bento