Início » Atletismo da Mendiga junta mais de 300 atletas de todas as idades

Atletismo da Mendiga junta mais de 300 atletas de todas as idades

13 Dezembro 2022
Isidro Bento

Texto

Partilhar

Isidro Bento

13 Dez, 2022

Realizou-se, no dia 27 de novembro, o 34.º Grande Prémio de Atletismo da Mendiga, a prova mais antiga do concelho de Porto de Mós e uma das de maior longevidade no distrito de Leiria. Antes dos mais velhos se fazerem à estrada, houve a Corrida Jovem Mendiga. Divididos pelos escalões Benjamins, Infantis e Iniciados, cerca de 40 crianças e jovens de ambos os sexos tiveram também a oportunidade de mostrar o seu valor. A prova sénior contou com 222 atletas.

O vencedor destacado do Grande Prémio foi Bruno Batista, do Clube de Natação de Rio Maior, que percorreu os 15 quilómetros em 48 minutos e 17 segundos. O segundo classificado foi Miguel Arsénio, da SportHG-amlsport (50.07) e Ricardo Figueiredo, do CAS, terceiro (50.28). A quarta posição coube a um homem “da casa”, Fábio Durão, do CCRD Arrimal/Morcegos (51.18). O pódio (quarto lugar incluído) começou a desenhar-se logo nos primeiros quilómetros e pouco ou nada se alterou no decorrer da prova.

Nos escalões femininos, a melhor classificada foi Alexandra Oliveira, do Club Sport Marítimo, com 59 minutos e 4 segundos. Na segunda posição, Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética Clube (1.02.19) e na terceira, Ana Paula Rodrigues, da Cpalcanenatrail (1.03.35).

Das 20 equipas participantes, a vencedora foi a do Centro de Atletismo de Tondela. Na segunda posição ficou o GRF Benedita – Atletismo, e na terceira, a AC Vermoil. A melhor do concelho foi a do CCRD Arrimal/Morcegos (em sexto lugar).

Entre os atletas do concelho, o melhor classificado foi Fábio Durão (4.º). O segundo, Licínio Sousa (41.º), que correu como individual e o terceiro, Paulo Ferreira, da Desafios Positivos D+ (49.º). A nível da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, Fábio Durão voltou a levantar a taça. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Diogo Vendeiro e Nuno Martins. Os três são atletas do CCRD Arrimal.

Em declarações a O Portomosense, Inês Pires, secretária da direção da ARCD Mendiga, a entidade promotora, fez «um balanço geral bastante positivo» da iniciativa que, como é habitual, foi complementada com «uma mostra de doces, oferta da população local, e uma outra de artesanato com artífices da região». A responsável realça que todas estas atividades num só dia só são possíveis porque há, por trás e nas mais diversas tarefas, dezenas de voluntários.

Este ano, e numa altura em que a inflação não para de subir, temia-se que o número de participantes nas provas diminuísse. Afinal aumentou, o que deixa a dirigente bastante satisfeita. Houve, apenas, uma redução no número de pessoas que participaram na caminhada anual mas nada de preocupante, assegura.

A próxima edição deverá ter lugar a 26 de novembro de 2023. Alguns meses antes, a associação irá promover uma prova de trail a contar para o circuito municipal e da ADAL. Desde há dois anos, a ARCD Mendiga conta com uma equipa de atletismo própria que integra quase duas dezenas de atletas de diferentes idades e escalões.

Foto | Isidro Bento

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque