As Grutas de Mira de Aire têm, desde o passado dia 15, mais uma atração, instalada junto ao Museu do Fóssil, o Baloiço das Grutas. Segundo o presidente do conselho de administração, Carlos Alberto Jorge, a novidade «tem sido um sucesso». «Além dos baloiços estarem na moda, tínhamos aquele espaço, que é o Centro de Interpretação do Maciço Calcário Estremenho, que estava fechado porque só se tinha acesso quando se ia fazer a visita ao museu. Neste momento, independentemente de se ir ao museu ou não, as pessoas podem entrar gratuitamente naquele espaço», explica, acrescentando que «foi o sítio mais indicado» para a instalação, «porque tem uma panorâmica muitíssimo interessante».

Prémio Cinco Estrelas Regiões para Grutas de Mira de Aire

As Grutas de Mira de Aire foram agraciadas com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021, na categoria Reservas/Paisagens/Barragens. O galardão, que é atribuído pelo público, não constava ainda do rol de prémios que as Grutas já têm e Carlos Alberto Jorge, presidente do conselho de administração do complexo, afirma que lhe dá «uma importância elevada», porque «é o reconhecimento do público, dos consumidores, dos clientes». «É um prémio que vem juntar-se aos muitos que temos recebido ao longo dos 47 anos desde a abertura» em 11 de agosto de 1974, refere. No entanto, não é por ser “mais um” que «deixa de ter valor», sobretudo por ser um «prémio de reconhecimento de uma panóplia tão grande de consumidores».

Os distinguidos com este prémio são escolhidos com base na «participação de 346 mil consumidores portugueses, num processo de votação gerido pela empresa de estudos de mercado Multidados.com». De acordo com o site oficial, a atribuição tem por base «as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação». São ainda avaliadas depois características específicas de cada uma das categorias.