Lugares da Imaginação é o nome da exposição de cerâmica de autor que está patente no Castelo de Porto de Mós até ao dia 3 de julho e que marca a participação do concelho na iniciativa Bom Dia Cerâmica 2022. O evento decorre no próximo fim de semana, 21 e 22 de maio, em várias cidades europeias, com o objetivo de «chamar a atenção dos cidadãos europeus para a cerâmica, aquele material ancestral dos mais remotos da Humanidade, que junta os quatro elementos base da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo», pode ler-se em comunicado da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmica, constituída por 22 municípios portugueses (Porto de Mós, Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Aveiro, Barcelos, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fundão, Ílhavo, Mafra, Loures, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Real e Vila Nova de Poiares).

No distrito de Leiria há várias atividades programadas no âmbito deste evento.

Alcobaça
21 e 22 de maio
Há dia aberto no Museu Raul da Bernarda, com duas exposições, uma delas permanente, da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, com louça artística de Alcobaça, de finais do século XIX até aos anos 50 do século XX. Além dessa, há ainda a exposição no âmbito da iniciativa Museu na Aldeia, em que Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda, com produção da SAMP.
Online, haverá a apresentação performativa Aldeia Vai ao Museu da comunidade de Cabeças, em Alvaiázare.

22 de maio
A partir das 15 horas, haverá visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça, orientada por Cecília Gil, com entrada gratuita.

Caldas da Rainha
21 e 22 de maio
O Jardim do Centro de Artes acolhe a Feira de Cerâmica de Autor, com cerâmica contemporânea produzida em atelier.

21 de maio
O workshop sob o mote Oficina da verguinha decorre das 14h30 às 18h30 e terá como formadora Maria Adélia Martins .
Neste dia, há uma visita guiada às reservas de cerâmica da coleção de Arte Popular e da coleção Artur Maldonado Freitas, no Museu Barata Feyo. Esta iniciativa carece de inscrição prévia, até ao dia 20, sexta-feira, para os contactos [email protected] ou 262 840 540.

22 de maio
Retratos de Família é a oficina criativa que, entre as 10 e as 12 horas, promete retratar a família, «delinear, amassar e modelar o barro, desenvolvendo a criatividade entre pais e filhos», através da técnica «lastra e modelação de barro», no Atelier-Museu António Duarte. Os interessados devem inscrever-se até sexta-feira, dia 20, pelo contactos [email protected] ou 262 840 540.

Leiria
20 e 21 de maio
No Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, haverá uma mostra de fotografia evocativa de Arts&Crafts, sob a curadoria de Adélio Amaro.