No próximo fim de semana, os ceramistas portomosenses vão ter a oportunidade de mostrar os seus trabalhos a um público muito mais vasto que o habitual. Nos dias 15 e 16 de maio realiza-se mais uma edição do Bom Dia Cerâmica que visa promover este setor, e os ceramistas de Porto de Mós foram desafiados pela Câmara a promoverem o seu trabalho em vídeos que depois serão partilhados nos vários canais, na internet, por onde passará esta iniciativa.

Bom Dia Cerâmica foi lançada há vários anos pela Associação das Cidades Cerâmicas italianas e desde dessa altura não parou de crescer. Em Portugal serão 22 os municípios aderentes, todos eles membros da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica de que o Município de Porto de Mós faz parte.

A nível local, o desafio passa, essencialmente, pela exibição em vídeo do trabalho feito pelos ceramistas, mas um pouco por todo o país estão a ser organizadas também visitas aos ateliês e oficinas cerâmicas, bem como às lojas de fábrica e o apelo lançado pela APTCVC é claro: «No próximo fim de semana vamos visitar os ceramistas portugueses e adquirir cerâmica portuguesa. Façamos também desta jornada um jornada contra a utilização do plástico nas nossas casas em vez dos produtos naturais e da terra como a CERÂMICA».

Os programas definidos por cada município podem ser consultados nos seus canais digitais, assim como no sítio da APTCVC na internet e nas páginas no Facebook Bom Dia Cerâmica e Rotas da Cerâmica.