O conceito não é novo, já vai na 15.ª edição, mas este ano, e pela segunda vez desde que há registo, bombeiros do distrito de Leiria reuniram-se num jantar de convívio de encerramento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire.
O encontro estava inicialmente a cargo da corporação da Marinha Grande que, fruto de questões internas, acabou por pedir aos companheiros de Mira de Aire que lhes tomassem a vez. Com apenas um mês para levar a “bom porto” esta missão de “última hora”, o comando delegou a organização à sua Comissão Desportiva [na foto], composta por cerca de oito elementos, aos quais se adicionaram outros voluntários, e o resultado
final não desiludiu. No dia 11 de novembro, Dia de São Martinho, foram 210 os operacionais afetos a 22 corporações, à Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR – que serve em Alcaria – e ao Comando Sub-Regional de Leiria que festejaram juntos o fim de mais uma época de incêndios, primeiro com um magusto no quartel dos anfitriões, de seguida com um jantar n’A Gralha e, por fim, numa festa em São Bento.
A O Portomosense, o Comando dos Bombeiros de Mira de Aire congratulou-se com esta «oportunidade de dignificar a vila e o concelho», agradeceu a toda a Comissão Desportiva, voluntários e demais patrocinadores e salientou ainda que, mesmo com a sub-regionalização do socorro, foi tomada a decisão de convidar todos os corpos de bombeiros do distrito para que a tradição se mantivesse.
A organização do jantar de 2024 trespassou para os camaradas de Figueiró dos Vinhos.
Foto | BV Mira de Aire