Foi com música popular portuguesa que o Coral Calçada Romana, do Alqueidão da Serra, festejou este ano mais um aniversário.
O concerto comemorativo teve lugar, como já é hábito, no Salão da Casa do Povo do Alqueidão da Serra, e juntou o coro “da terra” e o Grupo de Cantares Populares de Fontaínhas de Seiça (Ourém).
Em dia de festa, o Calçada Romana, dirigido por Noé Gonçalves, decidiu apresentar-se em palco com temas de cariz popular um elemento sempre forte do seu repertório habitual e que “casou” na perfeição com aquele que seria apresentado pelo grupo que convidara para a festa e para fazer festa.
Foi assim, com registos musicais naturalmente diferentes, que os dois grupos brindaram o público trazendo um pequeno exemplo do melhor que a música de raiz popular portuguesa tem para oferecer.
Cada um no seu estilo e na sua área musical, ambos estiveram a bom nível e as cerca de oito dezenas de pessoas presentes não deixaram de, com o seu aplauso, reconhecer isso mesmo. Registe-se a título de curiosidade a presença na sala de famílias completas e de alguns jovens de tenra idade, o que será sinónimo de que tanto a música coral como a música popular portuguesa estão a conseguir chegar a públicos onde outrora era muito mais difícil penetrar.
Nos discursos da praxe, deram-se os parabéns ao grupo aniversariante, saudou-se a sua já longa longevidade, agradeceu-se todo o trabalho que tem desenvolvido e graças ao qual tem sido um dos grandes embaixadores do Alqueidão da Serra e do concelho de Porto de Mós em Portugal e no estrangeiro e, claro, fez-se votos para que assim continue por muitos anos.
Houve, ainda, por parte do atual presidente do Coral Calçada Romana, Jorge Pereira, uma menção especial e um agradecimento pela presença na sala, de Fernando Gaspar, antigo presidente da Casa do Povo do Alqueidão da Serra e coralista que é considerado por todos como o “pai” ou, pelo menos, o grande responsável pela criação do Calçada Romana.
Foto | Isidro Bento