No passado dia 30 de dezembro realizou-se o primeiro passeio promovido pelo grupo motard “100Rodas”, iniciativa que partiu de alguns residentes da freguesia da Calvaria de Cima. A concentração estava marcada para as nove da manhã, junto ao largo da igreja.

O passeio foi promovido através da rede social Facebook e teve uma resposta positiva, com um total de 40 participantes em 28 motos. O grupo foi composto por homens e mulheres, entre os 15 e os 55 anos, oriundos de várias localidades da região, como Peniche e Leiria, embora fosse a freguesia da Calvaria a mais representada.

Depois de uma foto de grupo para lembrar, mais tarde, a experiência, o passeio começou com a primeira paragem a acontecer em São Martinho do Porto e depois, na Praia da Foz do Arelho. A viagem prosseguiu em direção ao parque de campismo da Serra de Montejunto. Depois de uma paragem para almoço, o trajeto fez-se até às Salinas de Rio Maior, onde os “motards” aproveitaram para uma visita ao local.

O encontro terminou já em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto ao Miradouro de São Bento. Os participantes regressaram ao local de partida por volta das 17 horas, com um total de 200 quilómetros percorridos. O passeio ficou marcado pela “ordem e respeito”, ultrapassando a expectativa de quem iniciou o movimento e esperava apenas “cinco ou seis motos”.