Entre os passados dias 26 de Fevereiro e 13 de Março voltou-se a realizar a já secular tradição popular católica, característica do período da Quaresma do Cântico das Benditas Almas Santas.
Esta tradição consiste em grupos de rapazes que percorrem durante a noite os lugares de porta em porta cantando as “ALMAS SANTAS”. O principal objetivo desta prática é o de pedir ao Divino pela salvação das Benditas Almas Santas do Purgatório, para que as almas possam ascender ao Céu. Esta tradição é um peditório ritualizado para a angariação de fundos para a celebração de missas pelas Benditas Almas Santas.
Na antiga freguesia do Arrimal, existem duas variações do Cântico: A primeira versão é cantada de segunda a sexta-feira durante duas semanas consecutivas pelos lugares do Arrimal, Rochio, Casal Novo, Serventia, Algar Sombreiro e Vale da Pia. Após estas duas semanas, na seguinte segunda-feira, é cantado nos lugares da Portela do Pereiro e Portela Nova, e, na terça-feira, no lugar do Casal de Vale de Ventos, em ambas numa só ronda.
A segunda versão é cantada à sextas-feiras nos lugares seguintes: Alqueidão do Arrimal, Arrabal e Portela de Vale Espinho em apenas uma ronda pelos lugares.
Esta tradição ainda se vai realizando devido ao empenho dos jovens da terra que se reúnem para a realizar, mas a falta de adesão das novas gerações a esta tradição leva a que num futuro próximo a sua continuidade venha a estar comprometida.
Paulo Henriques Amado