Há um ano que o Centro de Aprendizagem Pé Descalço se dedica a «unir pessoas». É esta a grande missão do projeto nascido em abril de 2022, em Penedos Belos (São Bento), pelas mãos de Susana Laranjeiro e Leandro Romano, os fundadores, e que no próximo dia 25, assinala o primeiro aniversário, com um evento dedicado a todos quantos queiram participar e onde todas as pessoas são bem-vindas. A efeméride coincide com o Dia da Liberdade, uma data «escolhida a dedo», como explica Susana Laranjeiro: «Tem a ver com a liberdade em vários sentidos e nós prezamos muito a liberdade de estar, de saber e de sentir. Todo o tema do dia vai ser à volta da liberdade, de sermos livres onde nos sentimos bem, onde vivemos, estar na natureza, reconectar…». Nesse dia, será inaugurado o playground de cordas, onde «as crianças poderão explorar» a vertente das cordas e de arborismo também», e serão feitos alguns jogos em família. «Vamos ter um momento surpresa, de que não posso falar mas vai ser um momento muito bonito», adianta.
O projeto que surgiu em família foi inspirado nos três filhos do casal que – como sugere o próprio nome – «adoram andar descalços na rua», mas também no gosto que o casal assume ter por «receber pessoas» e na ligação que mantém com a natureza. «Prezamos muito as relações humanas», sublinha a cofundadora. Um ano depois do arranque, é tempo de fazer balanços e Susana Laranjeiro não tem dúvidas de que, até agora, a experiência com este projeto familiar tem sido «muito enriquecedora». «Temos recebido centenas de pessoas e é muito gratificante ver que há, de alguma forma, benefícios para as duas partes, ou seja, tanto nós como quem vem beneficia das atividades e também do espaço em si», considera. Ao longo do ano, o Centro, que dispõe de uma quinta pedagógica com mais de 40 animais, tem desenvolvido diversas atividades entre «encontros de família em homeschooling, concertos de mantras, playgroup em família, círculos de meditação e círculos de homens». Susana Laranjeiro esclarece aqueles que pensam que estas atividades são apenas dirigidas a quem tenha filhos: «Prezamos muito esta ideia de vivermos em comunidade, de haver mais partilha, de estarmos mais unidos e de conversarmos mais. Estes eventos não são só para famílias e para quem tem filhos, são para todos os que gostam de sentir a natureza», frisa. À exceção das sessões que fazem pontualmente ao fim de semana, os encontros semanais, à quarta-feira à tarde, são gratuitos.
Casa do Pé Descalço poderá ser reabilitada
De olhos postos no futuro, Susana Laranjeiro revela que um dos objetivos é requalificar «a Casa do Pé Descalço», uma habitação antiga, para que esta possa ser utilizada como alojamento rural. «A ideia é agora também disponibilizarmos uma parte da casa para quem quiser ficar uma noite ou mais, ao fim de semana ou durante a semana, na natureza e descansar», explica. Outro dos intuitos para breve é «chegar a mais pessoas» porque, como reconhece, ainda são «pouco conhecidos». «Agora já começa a haver o “boca-a-boca” e já muitos ouviram falar do Pé Descalço mas, ainda assim, há um trabalho muito grande a fazer em termos de divulgação», considera. Por outro lado, a cofundadora do projeto revela ainda que existe a pretensão de transformar o Centro numa associação: «Acredito que para lá caminharemos», antecipa.
Sobre o evento de aniversário, Susana Laranjeiro pede para que quem estiver interessado, efetue a sua inscrição o «mais brevemente possível», através das redes sociais do Centro de Aprendizagem Pé Descalço ou por WhatsApp para o contacto 919 432 836, uma vez que os lugares são limitados.