O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai ter, em breve, um Serviço de Cuidados Paliativos, que será instalado no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça. A empreitada, que havia sido já anunciada, deverá ficar concluída no final deste mês e passará a disponibilizar a todos os utentes do Centro Hospitalar, uma Unidade de Internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia.

De acordo com comunicado do CHL, esta é uma valência única no distrito e o presidente do Conselho de Administração, Licínio de Oliveira, prevê que usufruam destes «cuidados especializados», cerca de duas centenas de doentes por ano. «Esta é uma valência há muito ambicionada e necessária, que permite colmatar a falta de resposta no distrito no que diz respeito aos cuidados paliativos, e que oferecerá um ambiente confortável e um espaço diferenciado, que garanta todas as comodidades aos doentes, melhorando a sua qualidade de vida, aliviando o sofrimento e prestando também apoio às famílias», refere na nota de imprensa enviada à nossa redação.

A nova unidade vai ser instalada no antigo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Alcobaça e contempla 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de atividades. O investimento do CHL foi de 670 mil euros a que acrescem fundos comunitários. Também a Câmara de Alcobaça contribuiu com uma verba de 75 mil euros para equipamentos e mobiliário.