A equipa de trail do Grupo Recreativo da Corredoura (GRC) organiza, no próximo dia 18 de setembro, mais uma edição do Grande Trail Secreto, uma prova de corrida na natureza inserida maioritariamente no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Secreto porquê? Porque os atletas só conhecem o percurso da prova no próprio dia. Contrariamente ao que acontece nas restantes provas da modalidade, em que os atletas têm acesso ao percurso com antecedência, nesta o GRC quis diferenciar-se e optou por não divulgar essa informação. «Procurámos ter aqui algum mistério e apenas indicamos a distância e a altimetria, ou seja o acumulado que as pessoas vão percorrer. Só no próprio dia da prova é que os atletas vão conhecer os trilhos que definimos e preparámos para elas», refere Ricardo Vieira, da organização, que acredita que o facto deste ser um elemento diferenciador poderá atrair mais atletas.
O terceiro Grande Trail Secreto é composto por três provas, com diferentes distâncias, em que todas começam e terminam junto à Central das Artes, em Porto de Mós, e que Ricardo Vieira explica em pormenor: a mais curta, de aproximadamente 10 quilómetros, é dirigida a quem «pretende iniciar-se na modalidade», a de 16 quilómetros, contempla «o percurso inicial original», e na mais extensa, de 30 quilómetros, os participantes irão percorrer trilhos em quatro freguesias do concelho de Porto de Mós. E é precisamente nesta que, segundo a organização, está a haver uma maior adesão: «É a mais desafiante e quem anda na modalidade procura o desafio e a superação pessoal. É a prova que integra o calendário de qualificação para a Taça de Portugal da modalidade e é a final do Campeonato Distrital de Trail Longo da Associação de Atletismo de Leiria, é uma prova federada e por isso atrai mais praticantes», reconhece.
“Queremos que todos cheguem ao final da prova felizes”
Para esta prova, a organização já tem bem definidos os objetivos que deseja ver concretizados: «Pretendemos que todos os atletas que nela participem, independentemente da distância que realizarem, cheguem ao final, façam a festa e fiquem felizes». Mas, no que toca a ideias, a equipa de trail não fica por aqui ou não fosse esta uma secção do GRC dedicada à «promoção da prática do trail running» e «do contacto com a natureza e do desporto como competição e lazer». «Queremos que sintam que tenha valido a pena levantarem-se de manhã cedo, a um domingo, para virem fazer atividade física, estarem em contacto com a natureza e terem um momento de lazer após a prova», acrescenta, adiantando que estão a fazer «todos os esforços» para que, caso no dia da prova haja muito calor, exista «algo de refrescante», junto à meta, de forma a que os atletas possam passar uma tarde «em banhos».
Organização estima ter perto de 250 participantes
Esta é a terceira edição de uma prova nascida em plena pandemia. «Abrimos as inscrições em abril de 2020 e inicialmente esteve para ser apenas um treino aberto a todas as pessoas que quisessem participar», conta Ricardo Vieira, um dos 28 membros da equipa de trail do GRC. A pandemia acabou por trocar as voltas à organização e a prova acabou mesmo por ser cancelada. Em agosto do mesmo ano, o GRC adaptou a ideia e decidiu fazer uma prova virtual em que todos os atletas pagaram uma «quantia irrisória». «Disponibilizávamos o track do percurso e as pessoas faziam-no, num horário e em qualquer dia da semana, para que não houvesse ajuntamentos. Correu muito bem». Correu tão bem que nesse mês, perto de 300 pessoas percorreram «a título particular» vários trilhos da Serra dos Candeeiros, partindo e chegando às instalações do GRC. Em setembro de 2021, já com a pandemia mais serenada, 150 atletas puderam, finalmente, correr na serra, um número que a organização estima este ano poder ultrapassar. A ambição é de poder chegar às 250 inscrições. De acordo com a página da Recorde Pessoal, o prazo de inscrições termina no próximo sábado, 10 de setembro, «ou assim que se atingir o limite máximo das inscrições definidas pela organização», neste caso de 500 participantes.
Com Rita Santos Batista
Foto | Miguel Conceição fotografia