A CERCILEI – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas – volta a promover um Ciclo de Conferências (desta vez intitulado Porta Aberta). A 14.ª edição do Encontro na Diferença realiza-se nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março no Teatro Miguel Franco em Leiria, cujo o tema geral será O que eu não digo… os meus olhos falam! Os meus olhos sorriem!, informou a instituição em comunicado.
O primeiro dia terá, então, como temática geral O que eu não digo «para além de dar a conhecer as práticas e o trabalho desenvolvido na CERCILEI», falará «de temas como a transição para a vida ativa da pessoa com deficiência, tipo de resposta existentes, responsabilidade social e os projetos sociais de empresas». «Os meus olhos falam será o mote do segundo dia, onde serão abordados temas como educação inclusiva, comunicação, bem-estar, qualidade de vida, orientação educativa, gestão emocional, distúrbios, benefícios terapêuticos, comportamentos, humanitude, entre outros», pode ler-se na nota.
Já no terceiro e último dia é a partir da premissa Os meus olhos sorriem! que se abre o debate. Aqui vai incidir-se «em temáticas como inteligência emocional, otimismo, felicidade, promoção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, oportunidades, multiculturalidade, adaptabilidade e transformação social». Esta é uma iniciativa promovida em parceria «com o Centro de Formação Leirimar, que visa aproximar instituições e a sociedade em geral. Este ciclo de conferências dedica-se a promover o respeito pela diversidade e a inclusão social».
Através destes encontros, explica a CERCILEI, pretende-se «criar um espaço de partilha e reflexão, onde profissionais, educadores, instituições e toda a comunidade possam debater e colaborar em torno destes temas cruciais». «Estes eventos pretendem ser, assim, um ponto de partida para uma maior consciencialização e transformação social», é reforçado.
Foto | DR