Está de regresso a iniciativa Encontro na Diferença, promovida pela Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria. Este ano, quase 30 especialistas em diferentes áreas da educação e do desenvolvimento vão marcar presença na 11.ª edição do evento, que vai decorrer de 27 a 29 de outubro no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS), com o tema Ser diferente é normal… O importante é trabalhar em equipa!.
«Há sempre um tronco comum [em todas as edições], que é a diferença», explicou Ricardo Vinagre, psicólogo no polo de Porto de Mós da Cercilei e um dos responsáveis pela organização do evento, que acrescenta: «O nosso público-alvo é diferente da maioria, ou é diferente daquilo que se diz que é normativo». Já «a situação do “trabalhar em equipa” é o mote, de forma a reforçar que ninguém trabalha só. A união de várias áreas faz com que o resultado seja atingível, pelo menos é esse o objetivo», explica o psicólogo.
Para este 11.º Encontro na Diferença, Ricardo Vinagre destaca os oradores João Paulo Albuquerque, Sofia Brissos, Carlos Poiares, Rui Veiga e Célia Sousa como «alguns dos nomes que fazem toda a diferença», para que «se concentre ali, naquele momento, muita partilha de informação, que é o que se pretende, assim como partilha de novas práticas de trabalho», sublinha. Em cima da mesa vão estar diferentes temas relacionados com a educação, mas o programa só fica completo com as várias atividades promovidas pelos clientes da Cercilei, «a prata da casa»: vão ser realizadas danças populares, espetáculos musicais e de teatro, o que, para Ricardo Vinagre, é uma outra forma de demonstrar o trabalho realizado pela instituição.
Evento garante acreditação
Apesar de este ser chamado de 11.º Encontro na Diferença, Ricardo Vinagre recorda que, «anteriormente, não era um encontro, mas um congresso». Porém com as novas regras de formação dos professores, também a Cercilei teve de adaptar a iniciativa, que é agora acreditada pelo Centro de Formação – Leirimar. O evento destina-se particularmente a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial, sem excluir «auxiliares e outros técnicos de várias áreas».
Para já, de acordo com Ricardo Vinagre, a sala está composta, embora as inscrições se possam realizar até ao primeiro dia do evento, dia 27 de outubro. No ano passado, garante, o auditório esteve cheio durante os três dias em que se realizou o evento.