O outdoor, junto a uma das principais entradas da sede de concelho, surgiu em meados de dezembro e cedo deu nas vistas. Afinal, não é todos os dias que uma marca nacional, das mais prestigiadas no mercado, desenvolve uma ação promocional inspirando-se na realidade local mas olhando para o mais recente anúncio, tamanho XXL, da cervejeira Super Bock tudo apontava nesse sentido.

De facto, a frase “Mini de Aire” e a forma como a imagem das “minis” daquela marca surgiam neste cartaz como que a desenhar estalactites não deixavam grandes dúvidas de estarmos perante uma clara alusão a Mira de Aire (no mês em que assinalava as suas principais festas) e às Grutas Maravilhas de Portugal. Mas seria a nossa leitura, a correta? Foi isso que procurámos saber junto da empresa.

Em declarações ao nosso jornal, o diretor de marketing da Cervejas Portugal, Bruno Albuquerque, explica que «a Super Bock tem no seu ADN um tom de comunicação próximo dos seus consumidores, com mensagens coerentes quanto ao propósito da marca – a amizade –, e muitas vezes personalizadas, com ligação a determinadas regiões e locais do país». Assim, a empresa «estuda a região para perceber o que é valorizado ou quais os elementos que a caracterizam» para tornar a sua comunicação «relevante e contextual». «Desta forma, promovemos relações positivas, envolvimento e interação com o público a que pretendemos chegar», diz.

«Foi o que sucedeu com o outdoor em causa que é inspirado, de facto, em Mira de Aire e nas suas grutas, pensado especificamente para aquela localização, valorizando e reconhecendo o que de bom a região tem», sublinha, acrescentando que «sendo a Super Bock uma marca portuguesa, é importante comunicarmos para todo o país e conseguir proporcionar esta diferenciação que é tão bem recebida pelos consumidores».