Início » CIMRL tem orçamento de 13 milhões com mobilidade e digital em destaque

CIMRL tem orçamento de 13 milhões com mobilidade e digital em destaque

3 Janeiro 2024
Bruno Fidalgo Sousa

Texto

Partilhar

Bruno Fidalgo Sousa

3 Jan, 2024

A transição digital e a mobilidade estão em destaque no orçamento para 2024 da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), no valor de 12,9 milhões de euros. Um aumento de 9% em relação ao montante de 2023 e que prevê investimentos supramunicipais até 2027 no montante de 30,8 milhões de euros, com cofinanciamento do Programa Regional do Centro – Centro 2030.

Segundo comunicado da CIMRL, o documento foi aprovado no início do mês e contém cinco objetivos estratégicos para os próximos quatro anos. Para a mobilidade intermunicipal e municipal sustentável estão alocados 2,1 milhões de euros, com o objetivo de promover a transição para modos de mobilidade com menor impacto em termos de emissões, numa abordagem integrada no sistema urbano sub-regional. A transição digital recebe 2,3 milhões de euros, através do projeto Leiria Região Digital 4.0; divide-se de igual modo um eixo para o “Sucesso Educativo” (3,5 milhões de euros através do PIPSE 2030) e há ainda «reforço dos investimentos em novas áreas de intervenção, no domínio da proteção civil ou ao nível da dinamização turística». Através do Centro 2030, nomeadamente com o Plano de Ação da Intervenção Integrada Territorial para a Região de Leiria, foi consignado o montante de 22,1 milhões de euros (para o quadriénio 2024-2027), «com relevância para a promoção do sucesso educativo, apoios ao empreendedorismo e ainda a definição do sistema de incentivos para projetos das pequenas e médias empresas». Já na componente orçamental, estima-se para 2024 um exercício com saldo corrente positivo de 833,4 mil euros, o que se traduz num aumento de 226% face ao ano anterior. A margem de exploração da CIMRL projeta-se em 37%.

Ainda segundo o comunicado, «a CIMRL encontra-se num ótimo momento financeiro, com projeções otimistas» e uma autonomia financeira acima dos 60%, sendo inclusive a região que atualmente apresenta a maior execução de fundos europeus per capita (1.172 euros), de acordo com o Boletim Mensal Centro 2020 – outubro de 2023.

A CIMRL integra, além de Porto de Mós, os municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque