A presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós, Clarisse Louro, recebeu o Prémio Valor e Excelência atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, reconhecendo o seu trabalho na categoria Docência e Formação. Clarisse Louro já passou por vários cargos, entre eles o de diretora da Escola Superior de Saúde (ESSLEI) do Politécnico de Leiria (IPL), presidente do Conselho Técnico Científico, coordenadora do Curso Superior de Enfermagem e do mestrado de Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Familiar. Fora do ambiente académico, foi presidente do Colégio da Especialidade de Saúde Comunitária e Saúde Pública da Ordem dos Enfermeiros e membro do grupo de trabalho nomeado pelo secretário de Estado da Saúde para a definição das competências do Enfermeiro de Família. O prémio foi entregue durante a III Convenção Internacional dos Enfermeiros, que se realizou em Fátima, entre 21 e 23 de novembro. A Ordem dos Enfermeiros reconheceu que Clarisse Louro é uma «professora que, ao longo de décadas, tem sido uma fonte de inspiração para várias gerações de enfermeiros».
Foi com «uma pontinha de orgulho» que recebeu esta distinção que considera, «acima de tudo, um reconhecimento do esforço e da dedicação» que aportou «ao desenvolvimento do ensino de enfermagem e à formação humana e profissional de enfermeiros durante mais de quatro décadas». No entendimento de Clarisse Louro, contribuiu para este prémio o seu «trajeto de dedicação ao ensino, mas também à causa da Enfermagem». «A excelência apenas pode residir no compromisso sério e transformador com a Academia», frisa. A também autarca explicou que o seu percurso tem sido desenvolvido «na área do conhecimento da ciência da enfermagem, com vários papéis na educação, formação e preparação dos alunos para a excelência na prestação de cuidados; na área da investigação científica, na inovação em práticas clínicas, e no desenvolvimento de teorias e modelos que servem como base para a prática profissional».
Clarisse Louro já ocupou, entre outros cargos, o de presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho de Representantes da ESSLEI, membro do Conselho Académico e membro do Conselho de Gestão do IPL. Foi fundadora do Observatório para a Comunidade da ESSLEI e autora de artigos publicados em revistas de circulação internacional e nacional.
A docente foi membro da Comissão Científica de congressos de âmbito internacional e nacional, membro do Comité Europeu para os Cuidados Saúde Primários e esteve na liderança de grupos de trabalho para elaboração de normas e procedimentos, competências específicas e especializadas do enfermeiro especialista em Enfermagem comunitária, na área da Enfermagem de Saúde Familiar. Foi nomeada também pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros para integrar o grupo de trabalho para a construção do processo de apuramento de valores de referência nacional para os indicadores dos cuidados de saúde primários. A nível distrital, coordenou o Conselho Estratégico Nacional para a reforma estrutural do SNS em 2018/2019 e integrou o grupo de trabalho na Comunidade Intermunicipal de Leiria para a área da Saúde.
Foto | DR