Há duas freguesias do concelho de Porto de Mós que querem ter um “bairro feliz”. Calvaria de Cima (com duas) e Mira de Aire (com uma) são as freguesias que têm, desde sábado e até 22 de outubro, causas a votação ao Programa Bairro Feliz, promovido pela cadeia de hipermercados Pingo Doce. A causa mais votada pelo bairro recebe «até mil euros», o valor correspondente ao orçamento entregue na inscrição. A entrega do donativo será precisamente a 22 de outubro.
Uma das ideias na Calvaria de Cima incide no voluntariado e na importância de cada um de nós, enquanto cidadãos, oferecermos um bocadinho do nosso tempo para ajudar o próximo. Dê um pouco de si! Existe sempre alguém que agradece e fica Feliz! é o nome da causa submetida pela Conferência de São Vicente de Paulo e que pretende reunir voluntários para se juntarem à instituição. «Se quer ser feliz, ame o próximo! Junte-se a nós!», pode ler-se no painel informativo que se encontra na loja Pingo Doce de Porto de Mós (São Jorge), onde é possível votar. Além da angariação de voluntários, outro dos objetivos da Conferência de São Vicente de Paulo é permitir que «doentes, acamados e com pouca mobilidade» possam ter acesso a «equipamento dispendioso» para, assim, dar «mais conforto e dignidade» às suas vidas e dos seus familiares.
A outra ideia a votação tem na atividade física a sua principal preocupação. Chama-se Exercício físico ao ar livre e foi submetida pela Casa do Povo da Calvaria de Cima, que pretende que haja um «reaproveitamento do espaço exterior» da instituição. Para isso, defendem a «aquisição de tendas e materiais para a prática do exercício físico». «Corpos saudáveis, mentes saudáveis, idosos felizes!», sublinham.
Na outra ponta do concelho, em Mira de Aire, está uma outra ideia que também pretende «fazer o bairro mais feliz», neste caso, apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Com a sua causa, Segurança por Todos, deseja poder adquirir um medidor de gases e um anemómetro, o que irá dotar o corpo de bombeiros de «ferramentas para a sua intervenção e prestação do socorro». «Segurança por todos! Pela sua segurança, ajude-nos a proteger-vos!», apela a corporação, na informação que consta da loja Pingo Doce de Minde.
Como votar?
Agora que já sabe as causas que estão a votação no “seu bairro”, deve estar a perguntar-se sobre como fazer para votar. É simples. Basta dirigir-se à loja Pingo Doce de Porto de Mós ou de Minde e por cada 10 euros em compras receberá uma Moeda Bairro Feliz. De seguida, é só introduzir as moedas numa caixa de acrílico – que normalmente se encontra junto às caixas de pagamento – e votar na sua causa preferida. De ressalvar, que apenas são entregues «um máximo de três moedas» por compra.
No distrito de Leiria existem 21 lojas Pingo Doce em 21 “bairros” que apresentam 42 causas a votação (duas por cada loja).
Unir os vizinhos em prol da comunidade
Desde que começou, em 2019, o Programa Bairro Feliz já premiou mais de 580 causas locais, uma das quais no Juncal. No Presente para o Futuro era o slogan da candidatura submetida, no ano passado, pela Associação de Pais da Escola e Jardim de Infância do Juncal que queria requalificar a sala de convívio da Escola Primária do Juncal. «O espaço está em mau estado, devido às infiltrações e à falta de manutenção, bem como não tem mobiliário suficiente, nem jogos para as crianças», diziam. Na altura, a Associação de Pais garantia que a autarquia ia assumir as obras, em colaboração com os pais, mas alertavam para a falta de equipamento para rechear a sala.
«Se um bom vizinho ajuda a fazer um bairro feliz, ter um Pingo Doce no bairro também!», é esta uma das frases que encontramos no site do Pingo Doce, que pretende incentivar à participação no Programa Bairro Feliz e onde é dada uma breve explicação sobre o concurso. O objetivo é apoiar com até mil euros uma causa escolhida pela comunidade local. A comunidade é envolvida desde o primeiro momento. Todas a entidades ou grupos de cinco vizinhos podem inscrever uma ideia que «traga impacto positivo ao seu bairro». As causas mais votadas pela comunidade de cada loja ganham um donativo para serem concretizadas.