Porto de Mós foi um dos municípios integrantes do 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), certame que decorreu nos passados dias 19 e 20 de janeiro em Aveiro. Várias cidades e vilas de cerâmica portuguesa, tal como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, estiveram presentes através do Agrupamento Europeu (AeuCC).
Esta iniciativa conta com 29 municípios portugueses, dos quais foram fundadores Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
No evento, o Município de Porto de Mós exibiu um stand que apresentou as peças dos ceramistas e da cerâmica industrial do concelho, passando pela valorização do saber tradicional de barro vermelho à nova geração de cerâmica de autor. A autarquia explicou em nota publicada no seu site que esta participação relevou «o potencial económico e sociocultural que o setor representa», tendo sido também realizada uma «apresentação retrospetiva da produção cerâmica do concelho» que recebeu os «maiores elogios».
A APTCVC tem como principais objetivos a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.
Os projetos associados à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), da qual Porto de Mós é membro associado, têm já novos eventos previstos «com potencial dinamizador», visando a promoção das produções industriais, artesanais e artísticas do setor.
Foto | CMPMS