“Vem jogar à bola” – foi este o repto lançado pelo Condestável Atlético Clube (AC) na sua página de Facebook a propósito de uma campanha lançada pelo clube. «O objetivo é captar meninas para as nossas equipas», revelou a O Portomosense o coordenador para o futsal do Condestável AC, Hugo Sancho. As meninas, nascidas entre 2010 e 2018, que quiserem ir experimentar um treino e, se gostarem, juntar-se ao clube, têm a oferta total das inscrições e equipamentos. A ideia «não é criar», para já, equipas totalmente femininas, mas sim integrar, dada a idade, os escalões mistos do clube. «Já temos tido meninas a praticar e o objetivo é dar ainda mais visibilidade ao futsal feminino e que elas tenham a possibilidade de experimentar», salientou.
Nestas idades não existem competições federadas femininas, apenas mistas, por isso, a ideia passa por captar agora meninas para as equipas mistas, e mais tarde, se existirem praticantes suficientes, fazer equipas totalmente femininas. «Semear agora para colher mais tarde, até porque, historicamente, temos tido sempre meninas e com excelentes resultados, meninas que têm ido às seleções distritais, temos o caso de duas meninas que estão a jogar nas juniores da Golpilheira e que fizeram toda a sua formação aqui», sublinhou Hugo Sancho.
Até agora não foram muitas as inscrições, mas o coordenador acredita que se deve ao facto de já se estar «numa fase avançada da época, em que é normal os miúdos já terem as atividades definidas». Quanto ao preconceito de que “o futebol não é para meninas”, Hugo Sancho considera que já «desapareceu». Existe, no entanto, «desconhecimento de que os clubes têm esta oferta»: «Muitos pais não procuram os clubes porque acham que não existe [futsal feminino] ou que as meninas não podem jogar com os meninos e isso é um pouco a razão de termos começado agora a fazer a campanha, é ver se os pais as trazem, as integram nas equipas, porque depois é muito mais fácil, mais tarde, conseguirmos fazer equipas únicas, femininas e masculinas».