A escassez de artigos de proteção individual, nomeadamente, de máscaras, para enfrentar a pandemia da COVID-19, levou a Câmara Municipal de Leiria a lançar um desafio à população: produzir máscaras que posteriormente serão entregues a cerca de 60 instituições de solidariedade do concelho.

«Costurar com o Coração» assim se chama, a campanha de voluntariado que tem como objetivo de envolver a sociedade leiriense nesta causa tão nobre. O Município de Leiria fica responsável por fornecer a matéria-prima, aos voluntários é apenas pedido que tenham uma máquina de costura.

Muitas são as pessoas que se encontram confinadas em suas casas, por isso, esta até pode ser vista como uma boa oportunidade de se distrair e passar o tempo. Os interessados devem enviar um e-mail para costura@cm-leiria.pt onde deve constar um contacto telefónico. Depois de feita a inscrição, a articulação será efetuada por elementos do Município.

Num comunicado de imprensa, o executivo liderado por Gonçalo Lopes refere que ainda antes do lançamento da campanha, já havia voluntários a disponibilizaram para esta tarefa e matéria-prima em stock. “O Município de Leira agradece o extraordinário espírito solidário que a sociedade leiriense tem manifestado neste momento de especial dificuldade que enfrentamos”, referiu a autarquia na mesma nota.