O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 3 de Maio de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Neste domingo em que se assinala o dia da mãe, felizmente continuamos sem registar qualquer novo caso positivo no Concelho de Porto de Mós.

Para muitos, mais de um mês depois, o dia de amanhã significa o retomar da atividade. Mas este regresso à “normalidade”, seguramente com mais pessoas na rua, nos espaços comerciais e muito mais contactos, exige que as regras de higiene e segurança sejam cumpridas, para que possamos evitar a transmissão do vírus. De facto, o vírus faz-nos esquecer que existe, porque é invisível, mas não foi vencido e as cadeias de transmissão não foram anuladas.

Amanhã vamos dar continuidade à distribuição gratuita do Kit de máscaras de proteção, pelo que, se ainda não tem a sua, solicite-a no site do Município ou através de contacto telefónico para a linha grátis do Município ou para a sua Junta de Freguesia. Temos disponíveis máscaras para todos os Munícipes, porque como sabe o uso deste equipamento de proteção passa a ser fundamental para a sua saúde.

Também nesta segunda-feira iniciaremos o rastreio à covid-19 a cerca de 300 colaboradores das IPSS´s com lares e apoios domiciliários, lares residenciais para seniores e profissionais da UCC. Esta iniciativa tem a colaboração da Segurança Social, Cruz Vermelha Portuguesa, Politécnico de Leiria, Centro Hospitalar de Leiria e Comunidade Intermunicipal de Leiria. Estamos perante uma importante operação que tem como objetivo evitar o contágio e a propagação do vírus junto da população de maior risco. Este rastreio é complementar ao que o Município dispõe para Bombeiros, Forças de Segurança e Profissionais de Saúde.

Agora resta-nos continuar a fazer o que é correto. Os grupos de maior risco devem, preferencialmente, continuar confinados e todos temos a obrigação de cumprir com as regras e recomendações da Direção Geral de Saúde.

Se precisar de ajuda e não quer sair, ligue-nos a nós ou à sua Junta de Freguesia, porque continuamos deste lado, disponíveis para dar resposta às suas necessidades ou dúvidas. Ligue-nos para a linha direta do Município através do número 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!