O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 5 de Maio de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Hoje, dia 5 de Maio, continuamos sem registar qualquer novo caso positivo no Concelho de Porto de Mós.

Da nossa parte estamos a dar continuidade ao processo de distribuição de máscaras de proteção, por forma a garantir que todos os nossos Munícipes possam usufruir deste equipamento de proteção individual, que em muitos casos passa a ser obrigatório. Por isso, se ainda não fez o seu pedido faça-o, através do site do Município, telefonando para nós ou para a sua Junta de Freguesia.

No entanto o uso recomendado ou obrigatório de máscara, pressupõe regras básicas de utilização que por razões de segurança têm que ser exemplarmente cumpridas, nomeadamente, quando se tratam de máscaras descartáveis, que depois de utilizadas têm que ser depositadas no caixote do lixo.

O problema é que, nos locais mais inusitados, vamos observando e recebendo fotos a denunciar situações de máscaras e luvas usadas deitadas ao chão, abandonadas nos carrinhos de supermercado e até no rio lena. Esta é uma situação inaceitável! Todos nós somos proteção civil, pelo que não devemos ter este tipo de comportamentos, nem permitir que estes se verifiquem.

A imagem que escolhemos associar ao comunicado de hoje, tem como significado o alerta público da gravidade destas atitudes.

Para nos alertar para estes casos, lembramos que continuamos deste lado, disponíveis para dar resposta às suas necessidades, dúvidas ou denuncias. Ligue-nos para a linha direta do Município através do número 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!