O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 11 de Abril de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Infelizmente, hoje, não tenho forma de vos comunicar como tem sido habitual, com base na informação oficial da Autoridade de Saúde, a existência ou não de casos COVID-19.

Esta informação, de caráter geral, será rececionada amanhã através da Proteção Civil Distrital, sem indicação do sexo, idade ou freguesia.

Segundo fui informado o Ministério da Saúde não permite que a Autoridade de Saúde Local continue a comunicar ao Presidente da Câmara e consequentemente ao responsável máximo da Proteção Civil do Concelho, informação real, fidedigna e determinante para se conhecer atempadamente a evolução epidemiológica do nosso concelho.

Entendo que esta é uma atitude incompreensível sobretudo quando têm sido os Autarcas deste País os principais dinamizadores de ações concretas e assertivas junto das suas comunidades, na tentativa do cumprimento das regras emanadas pela Direção Geral de Saúde.

São também os Autarcas, que no âmbito dum verdadeiro trabalho de Equipa têm sido a parte da solução, quando de apoios e investimentos se trata.

Não é por isso aceitável que durante o período de estado de emergência Nacional, onde todos somos poucos, seja retirado a quem está no terreno o direito de receber informação importante apenas porque existem diferenças nos números apresentados, diferenças estatísticas!

Para nós, os cidadãos do nosso Concelho são pessoas, não são números. Este não é o tempo de estatísticas. É, isso sim, tempo de tranquilizar a população, de apoiar quem mais precisa, de estar presente com respostas sempre que necessário e de informar com seriedade.

É o que temos feito e é o que vamos continuar a fazer! Por isso não nos calaremos. Vamos continuar a dar-vos a única informação possível: A verdadeira, não vamos desistir de vos continuar a prestar a melhor informação.

Resta-nos uma vez mais agradecer o comportamento cívico que tem sido demonstrado pela generalidade da nossa população, a compreensão para o perigo desta pandemia e o respeito pelas regras da Direção Geral da Saúde.

Em nome do Município de Porto de Mós e, também, dos seus colaboradores que têm sido incansáveis na manutenção dos serviços essenciais, quero desejar para todos Vós e a cada um em particular um feliz domingo de Páscoa!

Continuem a contar connosco, porque como sabem, nós contamos convosco!